A UTILIZAÇÃO DO SISTEMA DE INFORMAÇÕES GEOGRÁFICAS (SIG) NA CONFECÇÃO DE CARTAS TEMÁTICAS: UMA FERRAMENTA PARA O PLANEJAMENTO AMBIENTAL NA BACIA HIDROGRÁFICA DA REPRESA LARANJA DOCE (MARTINÓPOLIS – SP)

Autores

  • Kátia Fernanda Pereira

Palavras-chave:

SIG, cartas, planejamento ambiental.

Resumo

Este trabalho é um dos resultados do projeto “Planejamento Ambiental da Bacia Hidrográfica daRepresa Laranja Doce – Martinópolis, SP”, realizado pelo apoio da Fundação de Amparo à Pesquisado Estado de São Paulo – FAPESP e através do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico eTecnológico – CNPq, e expõe os procedimentos adotados para a confecção das seguintes cartastemáticas de: hipsometria, declividade, hierarquia fluvial, uso e ocupação das terras e problemasambientais, elaboradas segundo a metodologia para Planejamento Ambiental de Leal (2005). Autilização do Sistema de Informações Geográficas (SIG) é essencial na confecção de cartas temáticasdevido à sua capacidade em espacializar, simplificar e relacionar os dados de uma dada realidade.Utilizou-se o software de Informações Geográficas Spring, AutoCAD, a base cartográficageorreferenciada das cartas topográficas dos municípios de Martinópolis e Rancharia e imagensTM/Landsat. Os produtos cartográficos foram elaborados na escala 1:50000.

Downloads

Publicado

2012-11-12

Como Citar

Fernanda Pereira, K. (2012). A UTILIZAÇÃO DO SISTEMA DE INFORMAÇÕES GEOGRÁFICAS (SIG) NA CONFECÇÃO DE CARTAS TEMÁTICAS: UMA FERRAMENTA PARA O PLANEJAMENTO AMBIENTAL NA BACIA HIDROGRÁFICA DA REPRESA LARANJA DOCE (MARTINÓPOLIS – SP). REVISTA GEONORTE, 3(5), 1149 –. Recuperado de //periodicos.ufam.edu.br/index.php/revista-geonorte/article/view/2177