O PARQUE ESTADUAL COSTA DO SOL: CONTEXTUALIZAÇÃO E CRÍTICAS AO PROCESSO DE INSTITUIÇÃO
Palavras-chave:
planejamento ambiental, Parque Estadual Costa do Sol, zona costeira, conservação ambiental,Resumo
Os campos dunares observados entre Búzios e Cabo Frio constituem importante elementorepresentativo da geodiversidade do Estado do RJ, devido às feições geomorfológicas observadas bemcomo à sua função na composição paisagística e na geodiversidade regional. Entretanto, suavulnerabilidade frente ao processo de expansão da ocupação urbana tem sido notável ao longo da zonacosteira destes municípios. A criação do Parque Estadual Costa do Sol (PECSOL) representa apossibilidade de implementação de um instrumento de planejamento e gestão do uso do solo capaz deviabilizar o desenvolvimento urbano e a conservação ambiental da zona costeira. O presente trabalhotem como escopo realizar uma análise acerca dos critérios utilizados para identificação e delimitaçãode áreas componentes do Parque Estadual Costa do Sol, com base (a) no mapeamento dageodiversidade da zona costeira dos municípios de Armação dos Búzios e Cabo Frio, (b) no SistemaNacional de Unidades de Conservação (SNUC) e no próprio Decreto que cria o PECSOL. Osresultados demonstraram que importantes áreas do ponto de vista ecológico, ambiental e paisagísticonão foram enquadradas na proposta inicial de delimitação da unidade de conservação, comprometendoos objetivos de sua instituição.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2012-11-16
Como Citar
Barreto Corrêa, W., & Henriques Fontenelle, T. (2012). O PARQUE ESTADUAL COSTA DO SOL: CONTEXTUALIZAÇÃO E CRÍTICAS AO PROCESSO DE INSTITUIÇÃO. REVISTA GEONORTE, 3(6), 1150–1160. Recuperado de //periodicos.ufam.edu.br/index.php/revista-geonorte/article/view/2012
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).