DOS COMPONENTES AMBIENTAIS A REALIDADE DAS FORMAS DE USO E OCUPAÇÃO NO LITORAL PARAENSE: PENSANDO O CASO DA ILHA DE ALGODOAL-MAIANDEU-PA.

Autores

  • Maria Rita Vidal
  • Abraão Levi dos Santos Mascarenh

Palavras-chave:

Unidade Geoambiental, Planejamento, Uso e Ocupação.

Resumo

A não priorização de planejamento ambiental, na Ilha de Algodoal/PA, tem levando a depleção dosrecursos naturais. Nos últimos anos vem se criando uma demanda por estudos dessa natureza, comobjetivo de subsidiar o Plano de Manejo da APA de Algodoal-Maiandeua, que se enquadra nacategoria de uso sustentável do Sistema Nacional de Unidade de Conservação. Levando emconsideração a potencialidade paisagística dos componentes ambientais da Ilha de Algodoal e suaimportância para o desenvolvimento das atividades turísticas a presente pesquisa objetiva analisar asprincipais unidades geoambientais, bem como as formas de usos e ocupações subjacentes a essasunidades, essa análise é construída sobre os princípios das teorias geossistêmicas de Bertrand, Bolos,Rodriguez e Silva. A cartografia é a forma de identificar, espacializar e descrever a dinâmicasocioambiental da área. Percebe-se que no transcurso da ocupação territorial incentivada pelasatividades turísticas, a APA de Algodoal-Maiandeua vem carecendo de políticas públicas maisefetivas que ordene de forma racional as atividades humanas.

Downloads

Publicado

2012-11-16

Como Citar

Rita Vidal, M., & Santos Mascarenh, A. L. dos. (2012). DOS COMPONENTES AMBIENTAIS A REALIDADE DAS FORMAS DE USO E OCUPAÇÃO NO LITORAL PARAENSE: PENSANDO O CASO DA ILHA DE ALGODOAL-MAIANDEU-PA. REVISTA GEONORTE, 3(6), 911–920. Recuperado de https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/revista-geonorte/article/view/1997