DOS COMPONENTES AMBIENTAIS A REALIDADE DAS FORMAS DE USO E OCUPAÇÃO NO LITORAL PARAENSE: PENSANDO O CASO DA ILHA DE ALGODOAL-MAIANDEU-PA.
Palavras-chave:
Unidade Geoambiental, Planejamento, Uso e Ocupação.Resumo
A não priorização de planejamento ambiental, na Ilha de Algodoal/PA, tem levando a depleção dosrecursos naturais. Nos últimos anos vem se criando uma demanda por estudos dessa natureza, comobjetivo de subsidiar o Plano de Manejo da APA de Algodoal-Maiandeua, que se enquadra nacategoria de uso sustentável do Sistema Nacional de Unidade de Conservação. Levando emconsideração a potencialidade paisagística dos componentes ambientais da Ilha de Algodoal e suaimportância para o desenvolvimento das atividades turísticas a presente pesquisa objetiva analisar asprincipais unidades geoambientais, bem como as formas de usos e ocupações subjacentes a essasunidades, essa análise é construída sobre os princípios das teorias geossistêmicas de Bertrand, Bolos,Rodriguez e Silva. A cartografia é a forma de identificar, espacializar e descrever a dinâmicasocioambiental da área. Percebe-se que no transcurso da ocupação territorial incentivada pelasatividades turísticas, a APA de Algodoal-Maiandeua vem carecendo de políticas públicas maisefetivas que ordene de forma racional as atividades humanas.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2012-11-16
Como Citar
Rita Vidal, M., & Santos Mascarenh, A. L. dos. (2012). DOS COMPONENTES AMBIENTAIS A REALIDADE DAS FORMAS DE USO E OCUPAÇÃO NO LITORAL PARAENSE: PENSANDO O CASO DA ILHA DE ALGODOAL-MAIANDEU-PA. REVISTA GEONORTE, 3(6), 911–920. Recuperado de //periodicos.ufam.edu.br/index.php/revista-geonorte/article/view/1997
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).