CENÁRIOS DE INTERVENÇÕES REALIZADAS EM CANAIS FLUVIAIS URBANOS NAS CIDADES DE MARECHAL CÂNDIDO RONDON-PR E BOA VISTA-RR.

  • Carlos Sander
  • Fábio Luiz Wankler
Palavras-chave: físicas regionais. Palavras-chave,

Resumo

Este trabalho tem como objetivo avaliar modificações realizadas na rede de drenagem que drenamáreas urbanizadas e impactos na hidrologia de canais fluviais nas regiões Sul e Norte do Brasil. Esteestudo tratou dos impactos resultantes da urbanização na rede de drenagem de canais de baixa ordem,analisados pelo estudo comparativo de dois sistemas de drenagem em condições ambientais distintas -as bacias dos igarapés Caranã e Carrapato (Boa Vista, RR), além dos córregos Iracema e Cassel(Marechal Cândido Rondon, PR). A metodologia envolveu a coleta de dados de campo (entrevistas ereconhecimento dos processos intervenientes in loco) e gabinete (análise de fotos aérea e imagens desatélite). Os resultados do estudo mostraram que o processo de urbanização das bacias hidrográficaspromoveu modificações importantes na estrutura da rede de drenagem em ambas as bacias. Contudo,percebeu-se que os critérios para avaliação dos impactos sobre os cursos fluviais, assim como acriação de limites a ocupação urbana, devem considerar as características físicas regionais.
Publicado
2012-11-16
Como Citar
Sander, C., & Luiz Wankler, F. (2012). CENÁRIOS DE INTERVENÇÕES REALIZADAS EM CANAIS FLUVIAIS URBANOS NAS CIDADES DE MARECHAL CÂNDIDO RONDON-PR E BOA VISTA-RR. REVISTA GEONORTE, 3(6), 760 - 770. Recuperado de https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/revista-geonorte/article/view/1985