A APLICAÇÃO DA ANÁLISE DE SÉRIES TEMPORAIS (TIME SERIES ANALYSIS) NO ESTUDO DA DINÂMICA HIDROLÓGICA DOS SISTEMAS CÁRSICOS. PRIMEIROS RESULTADOS PARA O MACIÇO DE SICÓ (LITORAL-CENTRO DE PORTUGAL)

  • Isabel Paiva
  • Catarina Ramos
Palavras-chave: análise de séries temporais (time series analysis), aquíferos cársicos, relação inputoutput, escoamento directo (quickflow), escoamento de base (baseflow)

Resumo

Este artigo centra-se na aplicação da análise de séries temporais (time series analysis) ao estudo dahidrodinâmica subterrânea do maciço de Sicó (região centro de Portugal), dado tratar-se de uma dasprincipais ferramentas para o conhecimento da dinâmica hidrogeológica dos aquíferos cársicos e que,indirectamente, fornece informações sobre as características físicas internas do sistema cársico,particularmente do grau de carsificação e da eficiência da rede de circulação interna. Mediante osresultados obtidos a partir da utilização desta metodologia na série dos caudais diários das nascentes dosOlhos d’Água do Anços e do Ourão bem como da precipitação diária ao longo de 2 anos hidrológicos(2009/10-2010/11) começa-se a perceber que este sistema cársico tem um comportamento dual. Por umlado, apresenta uma rápida resposta a episódios de elevada precipitação (revelados pelo curto atraso entreo input e o output); por outro lado, revela um claro predomínio do escoamento de base, resultante de umagrande capacidade de armazenamento de água no seu interior, mostrados pela elevada atenuação efiltragem do sinal de input, obtidas na análise espectral.
Publicado
2012-11-16
Como Citar
Paiva, I., & Ramos, C. (2012). A APLICAÇÃO DA ANÁLISE DE SÉRIES TEMPORAIS (TIME SERIES ANALYSIS) NO ESTUDO DA DINÂMICA HIDROLÓGICA DOS SISTEMAS CÁRSICOS. PRIMEIROS RESULTADOS PARA O MACIÇO DE SICÓ (LITORAL-CENTRO DE PORTUGAL). REVISTA GEONORTE, 3(6), 350 - 364. Recuperado de https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/revista-geonorte/article/view/1951