PROJETO ÁGUA BOA:

A PARCERIA ENTRE GOVERNO DO ESTADO DO AMAZONAS E UNICEF BRASIL PARA SUPERAR DESAFIOS DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA E ADAPTAÇÃO CLIMÁTICA EM ESCOLAS E COMUNIDADES RIBEIRINHAS NO MUNICÍPIO DE CAREIRO DA VÁRZEA-AM

Autores

  • Camila Fuziel Silva Universidade do Estado do Amazonas
  • Paulo R. Fernandes Diogenes Fundo das Nações Unidas para a Infância - UNICEF
  • Reny Moita Porto Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano – SEDURB
  • Fausto Vieira dos Santos Júnior Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano – SEDURB
  • Marcellus Barroso Campêlo Unidade Gestora de Projetos Especiais - UGPE
  • Armando Silva do Valle Companhia de Saneamento do Amazonas - COSAMA

DOI:

https://doi.org/10.21170/geonorte.2024.V.15.N.51.107.121

Palavras-chave:

Água Potável; Direitos Humanos; Saneamento Básico; Mudanças Climáticas.

Resumo

Este relato de trabalho de campo aborda o Projeto Água Boa, desenvolvido no município de Careiro da Várzea-AM, com foco em ações voltadas para o abastecimento de água potável. O projeto tem beneficiado comunidades ribeirinhas, promovendo a saúde e o bem-estar da população local. Foi criado em resposta aos desafios climáticos enfrentados no Amazonas. Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (SEDURB), Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) e Companhia de Saneamento do Amazonas (COSAMA), uniu esforços com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), para implementar essa importante iniciativa. Em 2020, durante a pandemia de Covid-19, o projeto incluiu a instalação de três Soluções Alternativas Coletivas de Abastecimento de Água para Consumo Humano (SAC). Utilizando a Ferramenta de Análise de Gargalos no Setor de Água, Saneamento e Higiene (WASH BAT) e Avaliação Participativa dos Riscos Climáticos, foram identificadas as principais dificuldades de acesso à água potável e ao esgotamento sanitário, bem como os riscos climáticos que afetam o abastecimento no município. O projeto foi concebido para garantir água segura às populações ribeirinhas em situação de vulnerabilidade socioambiental. A metodologia adotada inclui a implementação de uma SAC, que contempla os processos de coagulação, floculação, sedimentação, filtração e desinfecção, além de infraestrutura projetada com base na resiliência a eventos climáticos extremos. O projeto também engloba a capacitação das comunidades locais e a celebração de uma cooperação com o município. O Projeto Água Boa é uma iniciativa colaborativa, que busca soluções sustentáveis e eficazes para os desafios enfrentados pelas comunidades ribeirinhas. Já beneficia cerca de 4 mil pessoas, fortalecendo a resiliência das populações locais frente aos eventos extremos intensificados pelas mudanças climáticas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AMAZONAS. Secretaria de Estado e Meio Ambiente. Relatório de Consolidação do Plano Estadual de Recursos Hídricos do Amazonas. SEMA: Manaus, 2019. Disponível em: http://meioambiente.am.gov.br/wp-content/uploads/2016/04/Produto-IV-Consolida%C3%A7%C3%A3o-do-PERH-AM.pdf. Acesso: 22/03/2024.

BRASIL. Portaria 888, de 4 de maio de 2021. Dispõe sobre os procedimentos de controle e de vigilância da qualidade da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade. Ministério da Saúde. Diário Oficial da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: 2021.

FVS. Fundação de Vigilância e Saúde do Amazonas. Doenças causadas pela cheia: Vigilância em Saúde alerta para prevenção durante período no Estado. Disponível em: https://www.fvs.am.gov.br/noticias_view/6822. Acesso: 14/03/2024.

MATOS, Jônatas de Araújo; CURSINO, Alcirene Maria da Silva. Geomorfológica das “Terras-Caídas” em Área de Várzea na Comunidade Miracauera, Careiro da Várzea-Am. In: Revista Geonorte, v. 3 n. 4 (2012): jun./ Edição Especial 1: Geografia Física. Manaus: UFAM, 2012.

MIGUEIS, Roberto. Geografia do Amazonas. Manaus: Editora Valer, 2011.

ONU. Organização das Nações Unidas. O Direito Humano à Água e Saneamento. Disponível em: https://www.un.org/waterforlifedecade/pdf/human_right_to_water_and_sanitation_media_brief_por.pdf. Acesso: 21/03/2024.

ONU. Organização das Nações Unidas. Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Disponível em: https://brasil.un.org/pt-br/91863-agenda-2030-para-o-desenvolvimento-sustentavel. Acesso: 21/03/2024.

SIOLI, Phil Harald. Estudo Preliminar das Relações entre a Geologia e a Limnologia da Zona Bragantina (Pará). In.: Boletim Técnico. Belém: Instituto Agronômico do Norte, nº 24. junho, 1951.

SNIS. Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento. Diagnóstico dos Serviços de Água e Esgotos. Ministério do Desenvolvimento Regional, Secretaria Nacional de Saneamento. Brasília, DF: 2021.

UNICEF. Fundo das Nações Unidas para a Infância. Análise dos gargalos do setor de água, saneamento e higiene considerando os ricos climáticos na Amazônia Brasileira. Disponível em: https://www.unicef.org/brazil/relatorios/wash-bat-amazonia. Acesso: 15/03/2024.

Downloads

Publicado

2024-10-17

Como Citar

Silva, C. F., Fernandes Diogenes, P. R., Moita Porto, R. ., Santos Júnior, F. V. dos ., Barroso Campêlo, M. . J. ., & Silva do Valle , A. . (2024). PROJETO ÁGUA BOA: : A PARCERIA ENTRE GOVERNO DO ESTADO DO AMAZONAS E UNICEF BRASIL PARA SUPERAR DESAFIOS DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA E ADAPTAÇÃO CLIMÁTICA EM ESCOLAS E COMUNIDADES RIBEIRINHAS NO MUNICÍPIO DE CAREIRO DA VÁRZEA-AM. REVISTA GEONORTE, 15(51). https://doi.org/10.21170/geonorte.2024.V.15.N.51.107.121

Edição

Seção

Notas técnicas/ Relatos de campo