GEOTECNOLOGIAS NA DIFUSÃO DE CONHECIMENTO SOBRE MUDANÇAS CLIMÁTICAS NO ENSINO SUPERIOR
Geotechnologies in the diffusion of knowledge about climate change in higher education
DOI:
https://doi.org/10.21170/geonorte.2024.V.15.N.49.25.44Palavras-chave:
Sensoriamento remoto, Maquete virtual, Realidade aumentada, Google earth engine, GeografiaResumo
A temática de Mudanças Climáticas retornou ao centro das discussões dos grandes encontros entre líderes, tomadores de decisões e sociedade civil. O sensoriamento remoto se enquadra como uma ferramenta indispensável nos estudos relacionados ao agravamento e aceleramento dos processos de mudanças climáticas e seus impactos em níveis locais, regionais e global. O objetivo deste trabalho foi apresentar uma sequência didática e aplicar ferramentas tecnológicas no ensino de sensoriamento remoto em turmas do curso de Geografia da Universidade do Estado do Amazonas. A metodologia consistiu na elaboração de uma dinâmica em formato de aula interativa. A aula foi dividida em três blocos: I) Diagnóstico Situacional; II) Conceitos sobre Mudanças Climáticas e Sensoriamento remoto e a integração entre as temáticas e II) Aplicação de Geotecnologias. As ferramentas geotecnológicas utilizadas foram o Google Earth Engine, Maquete virtual e em Realidade Aumentada. A dinâmica do ponto de vista dos aplicadores aconteceu na maior parte do tempo como previsto no plano de ensino, no entanto, devido ao tempo limitado algumas etapas precisaram ser aplicadas em velocidade mais acelerada do que o ideal. A resposta das turmas foi muito receptiva a inserção da temática de Mudanças Climáticas, especialmente quando inserida junto à assuntos de sua familiaridade e que compõe a grade curricular, com 74% dos estudantes se sentindo muito interessado no aprofundamento dos estudos ao final da dinâmica.
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