GEOTECNOLOGIAS COMO SUBSÍDIO PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA NAS ESCOLAS DA REDE PÚBLICA DO VALE DO JIQUIRIÇÁ (BA)

Autores

  • LEONARDO TEIXEIRA SOUSA INSTITUTO FEDERAL BAIANO
  • RAFAEL ARCANJO INSTITUTO FEDERAL BAIANO
  • LAILA COUTO SANTOS INSTITUTO FEDERAL BAIANO
  • MATHEUSA MARIA INSTITUTO FEDERAL BAIANO

DOI:

https://doi.org/10.21170/geonorte.2024.V.15.N.49.14.25

Palavras-chave:

Geotecnologias, Capacitação de professores, QGIS, Google Earth

Resumo

O emprego das geotecnologias tem crescido de maneira acelerada para atender as mais distintas necessidades humanas como a educação escolar por meio de estratégias didáticas que proporcionem maior interatividade do aluno com os conteúdos. Nesse sentido, a integração das geotecnologias com a ciência geográfica, no âmbito do ensino, pode contribuir para que os alunos sejam capazes de melhor entender as relações entre meio-ambiente e sociedade. O presente trabalho tem como objetivo relatar as experiências de um projeto de extensão destinado à capacitação de professores, da rede pública do Vale do Jiquiriçá (BA), para o uso das geotecnologias em sala de aula, como ferramentas de apoio ao ensino de Geografia. A execução do projeto consistiu na oferta de cinco oficinas, cujas temáticas basearam-se na apresentação de recursos das geotecnologias, com enfoque no uso de dois softwares: QGIS e Google Earth. A partir da realização do projeto, verificou-se que os participantes reconheceram a importância desse tipo de capacitação para ampliar os conhecimentos dos educadores, contribuindo, dessa forma, para a melhoria da qualidade do ensino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AGUIAR, P. F. de. Geotecnologias como metodologias aplicadas ao ensino de geografia: uma tentativa de integração. Geosaberes, Fortaleza, v. 4, n. 8, p. 54-66, jul./dez. 2013. ISSN: 2178-0463. Disponível em: http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/184

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais (terceiro e quarto ciclos do Ensino Fundamental): Geografia. Brasília: MEC/SEF, 1998.

CÂMARA, G.; DAVIS, C.; MONTEIRO, A. M. V. Introdução a Ciência da Geoinformação. São José dos Campos: INPE, 2001.

CRUZ, L. M. O Ensino de Geomorfologia e o uso de recursos didáticos tecnológicos. 2017. Tese (Doutorado em Geografia). Instituto de Geografia, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017.

DI MAIO, A. C. Geotecnologias Digitais no Ensino Médio: avaliação prática de seu potencial. 2004. Tese (Doutorado em Geografia). Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Rio Claro, 2004.

OLIVEIRA, I. J.; NASCIMENTO, D. T. F. As geotecnologias e o ensino de cartografia nas escolas: potencialidades e restrições. Revista Brasileira de Educação em Geografia, Campinas, v. 7, n. 13, p. 158-172, jan./jun., 2017. https://doi.org/10.46789/edugeo.v7i13.491

PEREIRA, V. H. C.; DINIZ, M. T. M. Geotecnologias e Ensino de Geografia: algumas aplicações práticas. Caderno de Geografia, Belo Horizonte, v. 26, n. 47, p. 656-671, 2016. https://doi.org/10.5752/p.2318-2962.2016v26n47p656

PINTO, J. Q. Criação de narrativas digitais com o Google Earth: estudo dum caso com crianças do ensino básico. 2012. Dissertação (Mestrado em Pedagogia), Departamento de Educação e Ensino a Distância, Universidade Aberta, Lisboa, 2012.

SOUSA, I. B.; DI MAIO, A. C. Geotecnologias no ensino básico: um estudo de caso junto aos professores da rede pública de ensino do Rio de Janeiro. Revista Tamoios, São Gonçalo, n. 2, p. 29-39, jul/dez, 2012. https://doi.org/10.12957/tamoios.2012.4507

SOUSA, I. B. A formação inicial do professor de geografia: uma discussão sobre as disciplinas de geotecnologias na educação. Ar@cne, Barcelona, v. 23, n. 232, 2019, ISSN: 1578-000. Disponível em: https://revistes.ub.edu/index.php/aracne/article/view/28731/29240

RIZZATTI, M.; CASSOL, R.; BATISTA, N. L.; DAMBRÓS, G. Utilização de Geotecnologias na Cartografia Escolar: a compreensão da representação do relevo com alunos do Ensino Fundamental. Geografia em Questão, Marechal Cândido Rondon, v. 10, n. 01, p. 56-76, 2017, ISSN: 2178-0234, Disponível: https://e-revista.unioeste.br/index.php/geoemquestao/article/view/13736/11489

ROSA, R. Geotecnologias na Geografia aplicada. Revista do Departamento de Geografia, São Paulo, v. 16, p. 81-90, mar. 2005, eISSN: 2236-2878, Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rdg/issue/view/3932

Downloads

Publicado

2024-03-11

Como Citar

TEIXEIRA SOUSA, L., ARCANJO DE SOUZA NETO, R., COUTO SANTOS, L., & MARIA SILVA RIBEIRO, M. (2024). GEOTECNOLOGIAS COMO SUBSÍDIO PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA NAS ESCOLAS DA REDE PÚBLICA DO VALE DO JIQUIRIÇÁ (BA). REVISTA GEONORTE, 15(49). https://doi.org/10.21170/geonorte.2024.V.15.N.49.14.25