GEOTECNOLOGIAS COMO SUBSÍDIO PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA NAS ESCOLAS DA REDE PÚBLICA DO VALE DO JIQUIRIÇÁ (BA)

Autores

  • LEONARDO TEIXEIRA SOUSA INSTITUTO FEDERAL BAIANO
  • RAFAEL ARCANJO INSTITUTO FEDERAL BAIANO
  • LAILA COUTO SANTOS INSTITUTO FEDERAL BAIANO
  • MATHEUSA MARIA INSTITUTO FEDERAL BAIANO

DOI:

https://doi.org/10.21170/geonorte.2024.V.15.N.49.14.25

Palavras-chave:

Geotecnologias, Capacitação de professores, QGIS, Google Earth

Resumo

O emprego das geotecnologias tem crescido de maneira acelerada para atender as mais distintas necessidades humanas como a educação escolar por meio de estratégias didáticas que proporcionem maior interatividade do aluno com os conteúdos. Nesse sentido, a integração das geotecnologias com a ciência geográfica, no âmbito do ensino, pode contribuir para que os alunos sejam capazes de melhor entender as relações entre meio-ambiente e sociedade. O presente trabalho tem como objetivo relatar as experiências de um projeto de extensão destinado à capacitação de professores, da rede pública do Vale do Jiquiriçá (BA), para o uso das geotecnologias em sala de aula, como ferramentas de apoio ao ensino de Geografia. A execução do projeto consistiu na oferta de cinco oficinas, cujas temáticas basearam-se na apresentação de recursos das geotecnologias, com enfoque no uso de dois softwares: QGIS e Google Earth. A partir da realização do projeto, verificou-se que os participantes reconheceram a importância desse tipo de capacitação para ampliar os conhecimentos dos educadores, contribuindo, dessa forma, para a melhoria da qualidade do ensino.

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Publicado

2024-03-11

Como Citar

TEIXEIRA SOUSA, L., ARCANJO DE SOUZA NETO, R., COUTO SANTOS, L., & MARIA SILVA RIBEIRO, M. (2024). GEOTECNOLOGIAS COMO SUBSÍDIO PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA NAS ESCOLAS DA REDE PÚBLICA DO VALE DO JIQUIRIÇÁ (BA). REVISTA GEONORTE, 15(49). https://doi.org/10.21170/geonorte.2024.V.15.N.49.14.25