O USO DE FERRAMENTAS DE GEOPROCESSAMENTO GRATUITAS (GOOGLE EARTH PRO E GOOGLE MAPS) PARA PROJETOS DE ENGAJAMENTO DOS ALUNOS NAS PRÁTICAS DE CONHECIMENTO E PROTEÇÃO DO LUGAR DE VIVÊNCIA

Autores

  • Renata de Souza E.M. José Bandeira
  • Marina Lucia de Oliveira Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Marcelle Carla A. dos S. Barbosa Universidade Candido Mendes
  • Marcela P. G. Garcia da Rosa Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • José Ricardo A. de Freitas Faculdades Maria Thereza
  • Luciano César da Costa Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.21170/geonorte.2024.V.15.N.49.61.78

Palavras-chave:

Ensino de geografia e transdisciplinaridade; Geotecnologias; Práticas pedagógicas inovadoras.

Resumo

Buscando trazer e aprofundar os conhecimentos e saberes do lugar onde os alunos vivem, fomentar e incentivar o cuidado com a cidade e o meio ambiente e desenvolver o pensamento crítico, os talentos, aptidões, e a geração de soluções e preservar a memória e elos de pertencimento entre comunidade escolar e história do município, foi elaborado, por uma equipe de professores da Escola Municipal José Bandeira, o projeto “Conhecer para Proteger: Saquarema”, como uma prática pedagógica inovadora.  Nesta Era da Informatização e das relações virtuais, este projeto se baseia na prática pedagógica que busca engajar mais os alunos nas questões do lugar onde eles moram, através das aulas externas nos pontos proeminentes de conhecimentos geográficos, históricos e turísticos do Município de Saquarema, e das relações interpessoais. Aliado a isto e ao entendimento de que a geração de nativos digitais precisa de um estímulo tecnológico para que desenvolvam maior interesse nos assuntos trazidos pela escola, optamos por inserir neste processo da prática pedagógica, a utilização da tecnologia de geoprocessamento, no Google Earth Pro e Google Maps, gerando mapas de localização dos pontos que foram visitados.

Referências

ANA MARIA MACHADO (Brasil) (org.). 5 atitudes pela educação.: orientações para coordenadores pedagógicos. São Paulo: Moderna, 2014. 119 p.

BACICH, Lilian et al (org.). Ensino Híbrido: personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso, 2015. 270 p.

CASTRO, Michele G. Bredel de. O processo ensino-aprendizagem na visão da perspectiva piagetiana. Mnemosine, Vitória - Es, v. 12, n. 2, p. 233-240, 2016.

CAVALCANTI, Nireu Oliveira. Crônicas Históricas do Rio Colonial. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2004.

COARACY, Vivaldo. Memórias da Cidade do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: José Olympo, 1965.

CORRÊA, Crístia Rosineiri Gonçalves Lopes. A relação entre desenvolvimento humano e aprendizagem: perspectivas teóricas. Psicologia Escolar e Educacional, [S.L.], v. 21, n. 3, p. 379-386, dez. 2017. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/2175-3539201702131117.

CORRÊA, Roberto Lobato. Et al. Geografia: Conceitos e Temas. 2ª ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1995.

FANTIN, Maria Eneida et al. Metodologia do Ensino de Geografia. Curitiba: Intersaberes, 2013. 191 p.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido 32. ed., São Paulo: Paz e Terra, 2002.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 33. ed., São Paulo: Paz e Terra, 2006.

KNEIP, Lina Maria. A UTILIZAÇÃO DE PLANTAS PELOS PESCADORES, COLETORES E CAÇADORES PRÉ-HISTÓRICOS DA RESTINGA DE SAQUAREMA, RIO DE JANEIRO, BRASIL*. 2009. Rodriguésia 60 (1): 203-210. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rod/a/K9TPhzLdpdQgMxmJznrWRDL/?lang=pt&format=pdf. Acesso em: 12 jul. 2023.

KOSELLECK,, Reinhart. Futuro passado: contribuição à semântica dos tempos históricos. Rio de Janeiro: Contraponto/ PUC – Rio, 2006.

MANSUR, Kátia Leite et al. Beachrock de Jaconé, Maricá e Saquarema - RJ: importância para a história da ciência e para o conhecimento geológico. 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/j/bjgeo/a/zZDxGMWQFdHyNY78Y8LyW9k/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 12 jul. 2023.

MONTEIRO, Ana Maria Ferreira da Costa. Professores de História: entre saberes e práticas. Rio de Janeiro, Editora Mauad, 2007.

O SAQUÁ. Saquarema, 15 maio 2014. Disponível em: https://www.osaqua.com.br/2014/05/06/tenente-coronel-da-guarda-nacional-o-barao-de-saquarema-foi-o-inventor-do-municipio/. Acesso em: 15 jul. 2023.

Parâmetros Curriculares Nacionais: geografia. Brasília, 1998. 156 p. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/pcn/geografia.pdf. Acesso em: 10 ago. 2023.

PEREIRA, Ricardo Antônio da Silva.; MELO, Josandra Araújo Barreto de. AS GEOTECNOLOGIAS E O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NO ÂMBITO DAS AÇÕES DO PIBID/UEPB/SUBPROJETO DE GEOGRAFIA. 2013. III ENID – Encontro de Iniciação à Docência da UEPB, 3. Disponível em: https://www.editorarealize.com.br/editora/anais/enid/2013/Modalidade_6datahora_27_09_2013_09_49_39_idinscrito_576_f598a7eec7ec4ca9b8279b4a691ef91c.pdf. Acesso em: 10 ago. 2023.

PIAGET, J. A Linguagem e o pensamento da criança. Trad. Manuel Campos. São Paulo: Martins Fontes, 1986. 212p.

PIAGET, J. A noção de tempo na criança. Rio de Janeiro: Distribuidora Record, [s.d.].

PIAGET, Jean. Psicologia e Pedagogia. 2. ed. São Paulo: Forense, 1970. 579 p.

PINHEIRO, Herivelto Bravo. Raízes de Minha Terra. Saquarema: Tupy, 2008.

ROCHA, Helenice Aparecida Bastos... [et al.], História e Patrimônio: Saquarema. Rio de Janeiro: Maud, Fapej, 2014.

VIGOTSKII, Lev Semenovich et al. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. 11. ed. São Paulo: Ícone, 2010. 234 p. Coleção Educação Crítica. Disponível em: https://www.unifal-mg.edu.br/humanizacao/wp-content/uploads/sites/14/2017/04/VIGOTSKI-Lev-Semenovitch-Linguagem-Desenvolvimento-e-Aprendizagem.pdf. Acesso em: 08 ago. 2023.

Downloads

Publicado

2024-03-11

Como Citar

de Souza, R., de Oliveira, M. L. ., A. dos S. Barbosa, M. C. ., P. G. Garcia da Rosa, M. ., A. de Freitas, J. R. ., & César da Costa, L. . (2024). O USO DE FERRAMENTAS DE GEOPROCESSAMENTO GRATUITAS (GOOGLE EARTH PRO E GOOGLE MAPS) PARA PROJETOS DE ENGAJAMENTO DOS ALUNOS NAS PRÁTICAS DE CONHECIMENTO E PROTEÇÃO DO LUGAR DE VIVÊNCIA. REVISTA GEONORTE, 15(49). https://doi.org/10.21170/geonorte.2024.V.15.N.49.61.78