O USO DE FERRAMENTAS DE GEOPROCESSAMENTO GRATUITAS (GOOGLE EARTH PRO E GOOGLE MAPS) PARA PROJETOS DE ENGAJAMENTO DOS ALUNOS NAS PRÁTICAS DE CONHECIMENTO E PROTEÇÃO DO LUGAR DE VIVÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.21170/geonorte.2024.V.15.N.49.61.78Palavras-chave:
Ensino de geografia e transdisciplinaridade; Geotecnologias; Práticas pedagógicas inovadoras.Resumo
Buscando trazer e aprofundar os conhecimentos e saberes do lugar onde os alunos vivem, fomentar e incentivar o cuidado com a cidade e o meio ambiente e desenvolver o pensamento crítico, os talentos, aptidões, e a geração de soluções e preservar a memória e elos de pertencimento entre comunidade escolar e história do município, foi elaborado, por uma equipe de professores da Escola Municipal José Bandeira, o projeto “Conhecer para Proteger: Saquarema”, como uma prática pedagógica inovadora. Nesta Era da Informatização e das relações virtuais, este projeto se baseia na prática pedagógica que busca engajar mais os alunos nas questões do lugar onde eles moram, através das aulas externas nos pontos proeminentes de conhecimentos geográficos, históricos e turísticos do Município de Saquarema, e das relações interpessoais. Aliado a isto e ao entendimento de que a geração de nativos digitais precisa de um estímulo tecnológico para que desenvolvam maior interesse nos assuntos trazidos pela escola, optamos por inserir neste processo da prática pedagógica, a utilização da tecnologia de geoprocessamento, no Google Earth Pro e Google Maps, gerando mapas de localização dos pontos que foram visitados.
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