RESIDUOS SÓLIDOS DOMÉSTICOS: ESTUDO DE CASO DO ÓLEO VEGETAL RESIDUAL NO BAIRRO MORADA DA SERRA CUIABÁ/MT
Palavras-chave:
GeomorfologiaResumo
O presente trabalho aduz as adversidades ocasionadas pelos óleos vegetais residuais, como poluentes ambientais, bem como suas potencialidades como matérias-primas para a obtenção de produtos para a sociedade. O descarte inadequado dos óleos de cozinha após a utilização nos processos de fritura se constitui num grave problema ambiental, com impactos diretos nos mananciais hídricos, no solo e no ar. É um problema que tem sua origem nas próprias residências, decorrente da falta de informação e conscientização da população. Este artigo tem por objetivo, identificar o destino dado ao óleo proveniente de frituras dos domicílios do bairro Morada da Serra Três Setor Quatro – Cuiabá/MT, bem como sugeri alternativas sustentáveis para o reaproveitamento do óleo residual. Esclarece também os danos ambientais causados pelo descarte inadequado do óleo residual e apresenta alternativas para evitá-los. A maioria da população ainda descarta os resíduos oleosos de maneira inadequada, seja pelo esgoto doméstico, lixo comum ou diretamente no solo e ainda não existe um sistema efetivo de coleta bem como educação ambiental para mitigar o impacto deste contexto problemático. Assim entendemos que o poder público tem a obrigação de tomar medidas urgentes que atendam todo o município de Cuiabá no quesito coleta de óleo vegetal residual e execução de um programa de educação ambiental para a sensibilização.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2016-01-06
Como Citar
Weyer, M., & Nora, G. D. (2016). RESIDUOS SÓLIDOS DOMÉSTICOS: ESTUDO DE CASO DO ÓLEO VEGETAL RESIDUAL NO BAIRRO MORADA DA SERRA CUIABÁ/MT. REVISTA GEONORTE, 6(24), 62–80. Recuperado de //periodicos.ufam.edu.br/index.php/revista-geonorte/article/view/1351
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).