OS CONTRASTES TÉRMICOS E HIGROMÉTRICOS NA REGIÃO METROPOLITANA DE FORTALEZA/CE.
Palavras-chave:
GeomorfologiaResumo
Esta pesquisa foi realizada na Região Metropolitana de Fortaleza, especificamente no bairro Conjunto Ceará, em Fortaleza e no distrito Sede, em Aquiraz. Pretendeu conhecer a dinâmica climática dessas áreas sob o nível termodinâmico do Sistema Clima Urbano de Monteiro. Tendo como objetivo geral diagnosticar as diferenças térmicas e higrométricas, em condições diferentes de uso e ocupação do solo associados a dinâmica climática, percebendo como estas se refletem no conforto térmico, em escala microclimática. O trabalho foi realizado em pontos experimentais que apresentam uso e ocupação diferenciados. As coletas de dados ocorreram em dias representativos de períodos sazonais contrastantes, chuvoso e seco em Aquiraz, e seco em Fortaleza. Os pontos de coleta de dados com intensa dinâmica urbana e densidade de construções foram os que apresentaram maior desconforto térmico, já os pontos mais arborizados proporcionaram umidade relativa mais elevada e temperaturas mais baixas, consequentemente condições favoráveis ao conforto térmico. Os resultados obtidos demonstram também a interferência da dinâmica climática dos períodos sazonais em que foram mensurados. Conclui-se, portanto, que características de uso e ocupação do solo são responsáveis pela diferenciação microclimática, gerando áreas de conforto térmico e outras não.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2016-01-06
Como Citar
Paiva, J. P. M., & Lima de Freitas, L. C. (2016). OS CONTRASTES TÉRMICOS E HIGROMÉTRICOS NA REGIÃO METROPOLITANA DE FORTALEZA/CE. REVISTA GEONORTE, 6(24), 41–61. Recuperado de //periodicos.ufam.edu.br/index.php/revista-geonorte/article/view/1350
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).