GOVERNANÇA TERRITORIAL EM AREAS DE FRONTEIRA O DESAFIO DA COOPERAÇÃO EM SAÚDE AMBIENTAL NA FRONTEIRA SANTANA DO LIVRAMENTO (BRASIL) E RIVERA (URUGUAI)

Autores

  • Maurício Pinto da Silva

Palavras-chave:

Governança Territorial, fronteira e saúde ambiental.

Resumo

As políticas sociais e econômicas adotadas no Brasil nas últimas décadas não têm dado prioridade à relação entre saúde e ambiente. Esse modelo de desenvolvimento perpetua em muitos casos processos produtivos inadequados, provocando danos evitáveis à saúde humana e ao meio ambiente, cujos modos de apropriação e gestão estão profundamente relacionados aos processos civilizatórios passados e presentes. Nesse sentido, nas últimas décadas, nota-se, a instalação em escala global de uma profunda crise ambiental de repercussões sem precedentes sobre a vida no planeta e em especial sobre a qualidade da vida humana, em razão da nocividade dos modelos de desenvolvimento, dos padrões produtivos e de consumo. Os desafios a serem enfrentados permeiam toda a organização social, desde a produção, a distribuição e o consumo de bens e serviços até as formas de estruturação do Estado e suas políticas relacionadas à saúde ambiental.

Downloads

Publicado

2013-07-10

Como Citar

Pinto da Silva, M. (2013). GOVERNANÇA TERRITORIAL EM AREAS DE FRONTEIRA O DESAFIO DA COOPERAÇÃO EM SAÚDE AMBIENTAL NA FRONTEIRA SANTANA DO LIVRAMENTO (BRASIL) E RIVERA (URUGUAI). REVISTA GEONORTE, 4(12), 1568–1581. Recuperado de https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/revista-geonorte/article/view/1253

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.