FISCALIZAÇÃO E O FINANCIAMENTO DOS SERVIÇOS PÚBLICOS MUNICIPAIS: QUESTÕES GERAIS E O FINANCIAMENTO DA GESTÃO DE RESÍDUOS NO MUNICÍPIO DE VOLTA REDONDA (RJ)

Autores

  • Marcelo Pires Negrão

Palavras-chave:

Divisão tributaria, orçamento municipal, gestão de resíduos

Resumo

O presente trabalho porta sobre as questões fiscais que envolvem a divisão da carga tributaria pelos entes federativos e as consequências dessa divisão sobre a formulação do orçamento municipal e dos recursos disponiveis para investimento e financiamento dos serviços urbanos, natadamento a gestão urbana de resíduos sólidos. Partindo do debate nacional sobre a repartição fiscal, descemos à escola local apresentando o caso do município de Volta Redonda (RJ) e as implicações orçamentárias e de governança da gestão de redíduos nesta cidade.

Downloads

Publicado

2013-07-10

Como Citar

Negrão, M. P. (2013). FISCALIZAÇÃO E O FINANCIAMENTO DOS SERVIÇOS PÚBLICOS MUNICIPAIS: QUESTÕES GERAIS E O FINANCIAMENTO DA GESTÃO DE RESÍDUOS NO MUNICÍPIO DE VOLTA REDONDA (RJ). REVISTA GEONORTE, 4(12), 1551–1567. Recuperado de https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/revista-geonorte/article/view/1252

Artigos Semelhantes

<< < 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.