FRONTEIRAS NA FRONTEIRA: “FALAS ATRAVESSADAS” ENTRE BRASIL E PARAGUAI
Palavras-chave:
Fronteira(s), Representações, Coronel Sapucaia e Capitan Bado.Resumo
Coronel Sapucaia (Mato Grosso do Sul – Brasil) e Capitan Bado (Departamento de Amambay – Paraguai) compõem uma das “cidades gêmeas” da fronteira internacional brasileira e paraguaia, condição que, nos últimos anos, foi associada à de território perigoso pelos altos índices de homicídio. Aqui, associado a essas questões, propomo-nos a apresentar e compreender representações, imagens e significações produzidas nos dois lados da fronteira através da exposição de falas e imagens. Sobre as relações transfronteiriças, partimos de autoridades políticas de Coronel Sapucaia e de Capitan Bado, constatando “falas atravessadas” em críticas mútuas. Especificamente sobre o lado brasileiro, observamos que, além da “grande” fronteira internacional, também outras fronteiras socioespaciais “menores” são construídas, conferindo outras tensões e outros conflitos, configurando no que podemos definimos, ainda que introdutoriamente, de “fronteiras na fronteira”.Downloads
Downloads
Publicado
2013-07-10
Como Citar
Goettert, J. D. (2013). FRONTEIRAS NA FRONTEIRA: “FALAS ATRAVESSADAS” ENTRE BRASIL E PARAGUAI. REVISTA GEONORTE, 4(12), 748–766. Recuperado de //periodicos.ufam.edu.br/index.php/revista-geonorte/article/view/1203
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).