DIAGNÓSTICO, AVALIAÇÃO E MONITORAMENTO DAS ÁREAS DE RISCO NA BACIA DO IGARAPÉ GRANDE - PORTO VELHO-RO
Palavras-chave:
Risco, Processos geomorfológicos, Processos hidrológicos.Resumo
Este trabalho foi realizado na bacia urbana do Igarapé Grande no município de Porto Velho-RO, nos bairros Nova Floresta e COHAB e teve como objetivo gerar conhecimento sobre os processos hidrológicos e geomorfológicos atuantes nas áreas classificadas de risco, com alagamentos, inundações, solapamentos de margens e desmoronamentos das encostas. As áreas monitoradas foram selecionadas durante o diagnóstico, quando foram detectadas suscetibilidades naturais aos processos hidrológicos e geomorfológicos. Partiu-se da delimitação da bacia em meio digital utilizando a carta topográfica SC20XDIII de Porto Velho e imagens IKONOS sobrepostas à imagem SRTM (NASA, 2000). O Monitoramento consistiu no acompanhamento das áreas selecionadas durante o período chuvoso (dezembro de 2010 a abril de 2011) registrando os processos hidrológicos e geomorfológicos atuantes associados aos eventos chuvosos e seus quantitativos. Após a análise realizou-se a classificação dos graus de risco apresentada em tabela e mapa. Um SIG das áreas monitoradas foi elaborado no Software Global Mapper e o Software Arc View. Os resultados alcançados servem de subsídios para o gerenciamento das áreas de risco geoambiental na bacia do Igarapé Grande.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2012-12-05
Como Citar
Ferreira Bezerra, S., Justina, E. E. D., Fontenele Sampaio, S., & Shirley Araujo, M. (2012). DIAGNÓSTICO, AVALIAÇÃO E MONITORAMENTO DAS ÁREAS DE RISCO NA BACIA DO IGARAPÉ GRANDE - PORTO VELHO-RO. REVISTA GEONORTE, 3(4), 599–611. Recuperado de //periodicos.ufam.edu.br/index.php/revista-geonorte/article/view/1859
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).