O TERRITÓRIO USADO DOS CAMPOS NATURAIS EM TRACUATEUA - PA: ANALISE AMBIENTAL A PARTIR DA TERRITORIALIDADE PRODUTIVA E SEUS POSSÍVEIS IMPACTOS.

Autores

  • Fernanda Regina Silva de Aviz
  • Márcio Fernando Duarte Pinheiro

Palavras-chave:

Território Usado. Campos naturais Alagados. Impacto Ambiental.

Resumo

Tracuateua localiza-se na mesorregião Nordeste do Pará e integra a microrregião bragantina. O município tem suas bases produtivas ligadas à agricultura de subsistência. No entanto, nas regiões de campos naturais há predominância de atividades de pecuária e extrativismo animal com a pesca artesanal do peixe de água doce e salina, a pesca do camarão e a extração do caranguejo. Possui cinco distritos: Vila Fátima, Vila Socorro, Flexeira, Santa Tereza e Chapada estes três últimos formado por grandes áreas alagadas, recebendo a denominação de “campos naturais alagados”, locus de nossa pesquisa. Diante disso, a pesquisa busca discutir o território usado dos campos naturais, a partir da perspectiva territorial produtiva. Uma área que já apresenta evidencia de impactos decorrentes do uso desse espaço para a criação bufalina e bovina, além da exploração de recursos pesqueiros entre outros usos.

Downloads

Publicado

2013-07-10

Como Citar

Aviz, F. R. S. de, & Pinheiro, M. F. D. (2013). O TERRITÓRIO USADO DOS CAMPOS NATURAIS EM TRACUATEUA - PA: ANALISE AMBIENTAL A PARTIR DA TERRITORIALIDADE PRODUTIVA E SEUS POSSÍVEIS IMPACTOS. REVISTA GEONORTE, 4(12), 537–554. Recuperado de https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/revista-geonorte/article/view/1189

Artigos Semelhantes

<< < 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.