A RÁPIDA RETRAÇÃO DO GELO MARINHO NO ÁRTICO E AS TENSÕES SOCIOAMBIENTAIS ASSOCIADAS
Resumo
A extensão da cobertura de gelo marinho no Ártico tem diminuído rapidamente nas últimas duas décadas, existem cenários prevendo um Oceano Ártico livre de gelo já nos verões da década de 2030. A partir desse panorama surgem tensões políticas ligadas às questões de soberania sobre o assoalho oceânico, rico em minerais, tensões ambientais originados pelo crescente tráfego de navios na região e aumento da exploração de petróleo e, ainda, sociais geradas pelo impacto do aquecimento regional sobre o modo de vida das populações autóctones. Este artigo examina o surgimento dessas novas tensões no cenário geopolítico.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2013-07-10
Como Citar
de Souza Júnior, E. (2013). A RÁPIDA RETRAÇÃO DO GELO MARINHO NO ÁRTICO E AS TENSÕES SOCIOAMBIENTAIS ASSOCIADAS. REVISTA GEONORTE, 4(12), 349–360. Recuperado de //periodicos.ufam.edu.br/index.php/revista-geonorte/article/view/1178
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).