MILITÂNCIA POLÍTICA E REPRESENTAÇÃO: UM ESTUDO SOBRE A CÂMARA FEDERAL BRASILEIRA
Palavras-chave:
representação política, militância, sociedade civil.Resumo
Este artigo tem por finalidade analisar os deputados federais da atual legislatura a partir do estudo de seus perfis parlamentares, pautando-se na eventual presença de histórico de militância política na sociedade. Visa-se, dessa forma, analisar se existe do um padrão regional na distribuição dos deputados recrutados diretamente dessa anterior militância. A partir disso, propões verificar se existe uma correspondência entre o perfil dessa militância e a origem do deputado e de que forma estão dispostos percentualmente os diferentes tipos de militância nas diferentes regiões. Sendo assim, foi possível compreender melhor a diferente distribuição regional dos tipos de militância dos deputados, bem como a correspondência entre precedente militância na sociedade e a representação no meio institucional, e, dessa forma, o seu recrutamento para o âmbito da política formal.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2013-07-10
Como Citar
Machado Filho, G. F., & Oliveira, C. P. de. (2013). MILITÂNCIA POLÍTICA E REPRESENTAÇÃO: UM ESTUDO SOBRE A CÂMARA FEDERAL BRASILEIRA. REVISTA GEONORTE, 4(12), 183–196. Recuperado de //periodicos.ufam.edu.br/index.php/revista-geonorte/article/view/1160
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).