A ABSTRAÇÃO E O ENSINO: RELATO DE EXPERIÊNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM QUÍMICA
Palabras clave:
Estágio supervisionado, Abstração, ExperiênciaResumen
Introdução: O Estágio Supervisionado de Ensino III corresponde a atuação dos licenciandos de Ciências na disciplina de Química, com o intuito de inseri-los no campo de atuação, em sala de aula de forma prática, com observações e regência. No atual cenário da educação, o ensino de química que a priori é uma matéria rechaçada de “difícil” para a maioria dos alunos, já que em grande partes das escolas esta matéria consiste em apenas conceitos teóricos e complexos, que acabam dificultando o aprendizado do alunos causando um enorme desinteresse pela química. Objetivo: Apresentar as experiências vivenciadas e adquiridas durante o processo de estágio supervisionado de ensino na disciplina de Química. Método: A abordagem desse relato é qualitativa descritiva, já que se interessa em descrever as experiências vivenciadas pelo estagiário, tendo a condição de observador participante, pois está inserido no objeto de análise e descrição. O estágio foi realizado na Escola Estadual Prefeito Alexandre Montoril – GM3, no período de 23/08/2019 à 17/10/2019, com 16 horas de observações em sala de aula da escola como um todo, e 27 horas de regências. Resultado: Verificou-se que os alunos além de apresentam dificuldades acumuladas na matemática e na interpretação de texto, ainda apresentavam dificuldade em sua capacidade cognitiva de abstração, sendo uma importante ferramenta de aprendizado e que está sendo perdida nas atuais turmas do ensino médio. Observou-se que a professora de química era bem qualificada e dominava com excelência os assuntos, mas sua metodologia era a tradicional, ou seja, conteúdos teóricos forçando os alunos a apenas decorarem os conceitos. As turmas que foram trabalhadas apresentaram algumas peculiaridades, pois as turmas de primeiro ano eram bem mais agitadas e desrespeitosas entre si. As turmas de segundo ano os alunos eram mais quietos, porém não demonstravam interesse nas aulas, e nas turmas de terceiro ano, os alunos eram bem mais educados, interessados e participativos nas aulas. Por estes motivos, foi-se necessário aplicar métodos para lidar com alunos de diferentes idades e com comportamentos distintos e com suas facilidades, ou não, de aprendizado frente os assuntos ministrados. De modo geral, os pontos positivos do estágio foram bem mais relevantes, pois a escola apresenta uma infraestrutura boa com biblioteca, sala de informática, sala de multimídia e um laboratório de ciências que na maioria das escolas não tem. Quadro de professores completo, professores formados na área de atuação. Os pontos negativos é que muitos professores estavam acomodados em seu método de ensino, sem qualquer esforço para estimular o aprendizado real dos alunos. Com isso, foi despertado no estagiário questionamentos reflexivos sobre a profissão docente. Conclusão: As experiências vivenciadas durante o período de estágio foram de extrema importância, tanto dos métodos utilizados no repasse dos assuntos como na relação professor-aluno, contribuindo para a futura profissão docente.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Categorías
Licencia
Ao submeter o manuscrito, os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito da primeira publicação do manuscrito revisado, com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 (Cc-By-Nc-Sa), que permite, sem fins lucrativos, o compartilhamento, adaptações do trabalho, seguindo a mesma política de licenciamento e com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou página pessoal), após seu aceite, antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre - Green Road ).