PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: ABORDANDO O RELATO DE EXPERIÊNCIA POR MEIO DA OBSERVAÇÃO E REGÊNCIA NO ENSINO DE CIÊNCIAS.

Autores

  • Bianca Ferreira Neves Universidade Federal do Amazonas - Instituto de Saúde e Biotecnologia (UFAM/ISB)
  • Felipe Lourenço Albuquerque Universidade Federal do Amazonas - Instituto de Saúde e Biotecnologia (UFAM/ISB)
  • Klenicy Kazumy Lima Yamaguchi Universidade Federal do Amazonas - Instituto de Saúde e Biotecnologia (UFAM/ISB)

Palavras-chave:

Regência, Docência, Experiência

Resumo

Introdução: A Residência Pedagógica é um programa do Governo Federal que possui como intuito inserir os discentes de licenciatura no Ensino Básico para que o mesmo possa desenvolver suas habilidades técnicas sobre supervisão e orientação de um(a) preceptor(a) na sala de aula e um coordenador(a) do programa dando apoio pedagógico e administrativo em reuniões periódicas.  O Programa Residência Pedagógica permite nessa segunda etapa ao discente ter um primeiro contato com o planejamento, observação e regência de aulas no ensino de Ciências. Objetivo: Esse relato visa apontar as experiências em sala de aula, positivas e negativas, além de suas principais causas, as dificuldades de recursos e implicações desta na futura carreira da docência. Método: Esse relato se caracteriza como descritivo qualitativo, tendo um posicionamento de observador participante do regente nas aulas da preceptora. Já na regência, utilizando a temática dos residentes, optou-se por utilizar as teorias das correntes pedagógicas liberais e progressivas de acordo com a situação imposta ao residente em sala de aula, mas sempre dando preferência a aula expositiva dialogada. Resultado: Esse programa permitiu ao futuro professor iniciar o desenvolvimento de suas habilidades na docência, além de aspectos humanos e sociais inerentes a qualquer profissão ou convívio em sociedade e, a partir das dificuldades observadas, buscarem minimizar seus efeitos no ensino e aprendizagem, recorrendo ao conhecimento pedagógico, orientação da preceptora, coordenação da residência e demais docentes que fazem parte do convívio do residente. Ainda, é necessário salientar as experiências positivas que a residência desencadeou nos discentes residentes, o que permitiu ampliar os horizontes da sua percepção de docência e enriquecer sua carreira acadêmica como profissional da educação, além de permitir vivenciar com professores de experiência em regência e, simultaneamente, associar com o que a universidade insere novas teorias pedagógicas propiciando um intercâmbio de conhecimento prático e teórico que enriquece o Ensino Básico. Conclusão: O Programa Residência Pedagógica se demonstra uma ferramenta ideal implantada pelo Governo Federal que visa o início do desenvolvimento das habilidades do discente de um curso de Licenciatura, ou seja, o aluno residente que será um futuro professor. Nesse sentido é compreender o mundo de outra perspectiva diferente da unilateral de discente, pois se experimenta novas experiências que mostram a realidade da futura profissão como docente. Surge diante desse cenário a necessidade de que os futuros profissionais se dediquem para modificar a realidade educacional vigente, procurando conhecimento pedagógico e didático para assim cumprir de maneira satisfatória o papel de mediador de conhecimentos e formar futuramente cidadãos conscientes, reflexivos e críticos construtivos, que busquem no campo político e social a reivindicação de seus diretos assegurados na constituição a educação.

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Publicado

2020-10-26

Como Citar

NEVES, B. F.; ALBUQUERQUE, F. L.; YAMAGUCHI, K. K. L. PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: ABORDANDO O RELATO DE EXPERIÊNCIA POR MEIO DA OBSERVAÇÃO E REGÊNCIA NO ENSINO DE CIÊNCIAS. Revista Ensino, Saúde e Biotecnologia da Amazônia, [S. l.], v. 2, n. esp., p. 35, 2020. Disponível em: //periodicos.ufam.edu.br/index.php/resbam/article/view/6582. Acesso em: 9 nov. 2024.

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