PRODUÇÃO DE BIOGÁS A PARTIR DE MANDIOCA (Maniohot esculenta Crantz, Euphorbiaceae)
Palabras clave:
Biogás, Resíduos, Maniohot esculentaResumen
Introdução: O homem, buscando seu desenvolvimento, fez uso excessivo e indiscriminado do petróleo nos últimos 100 anos, transformando o seu estilo de vida e o consumo de energia, causando vários problemas climáticos e ambientais. Nesse contexto, em que a demanda global energética está em crescimento, e cerca de 88% da mesma é atendida por combustíveis fósseis, o desenvolvimento de biogás pode ter um papel importante no futuro. O biogás é uma fonte renovável de energia, podendo ser usada para substituir as fontes convencionais de energia, é um produto rico em metano obtido através da digestão anaeróbia de material orgânico oferecendo várias vantagens, dentre elas, a redução de gases de efeito estufa (GEE). Paralelo a isso, a produção de resíduos pela sociedade está aumentando na mesma proporção, tendo como os principais setores responsáveis as indústrias, silvicultura, agricultura e municípios. A mandioca (Maniohot esculenta Crantz, Euphorbiaceae) é a raiz tuberosa de maior importância econômica e cultural da Amazônia, pois está inserida na base alimentar das populações locais devido ao alto índice de carboidrato. É uma espécie domesticada de origem americana, descrita como uma cultura tropical de baixas altitudes, suas folhas são ricas em proteínas que podem servir de alimentação animal e em algumas regiões do Brasil (Norte e Nordeste) são consumidas como verdura. Objetivo: Produzir biogás tendo com substrato orgânico resíduos da Mandioca (Maniohot esculenta Crantz). Método: Os resíduos da mandioca foram lavados em água corrente para retirada das impurezas superficiais permanecendo por 5 minutos em temperatura ambiente para escoamento do excesso de água. Foi construído um biorreator caseiro a partir de um recipiente de 20 L com tampa, cano de PVC, registro de meia válvula e mangueira. Foram adicionados ao recipiente 3 kg da amostra e 5 L de água, o sistema foi cuidadosamente vedado com cola adesiva epóxi permanecendo exposto ao sol por 3 dias. A análise qualitativa da produção de biogás foi determinada através do tempo de chama do biorreator. Resultado: Após 3 dias de fermentação do resíduo de mandioca no interior do biorreator em condições ambientes foi obtida um tempo de chama de 12 minutos. Conclusão: A presença de chama a partir da decomposição da amostra demonstra que os resíduos do comércio de mandioca podem ser utilizados para produção de biogás. Assim, o biogás de mandioca pode ser uma fonte renovável de energia alternativa que proporciona o aproveitamento de rejeitos da agricultura e a sustentabilidade.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Categorías
Licencia
Ao submeter o manuscrito, os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito da primeira publicação do manuscrito revisado, com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 (Cc-By-Nc-Sa), que permite, sem fins lucrativos, o compartilhamento, adaptações do trabalho, seguindo a mesma política de licenciamento e com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou página pessoal), após seu aceite, antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre - Green Road ).