PRODUÇÃO DE PASTILHAS DECORATIVAS A PARTIR DE GARRAFAS PET DESCARTADAS

Autores

  • Geziane Gomes Rodrigues Escola Estadual Maria Almeida do Nascimento – Coari/AM
  • Deiciane da Silva de Lima Escola Estadual Maria Almeida do Nascimento – Coari/AM
  • Erica Fatima Trindade dos Santos Escola Estadual Maria Almeida do Nascimento – Coari/AM
  • Emerson Oliveira Rodrigues Escola Estadual Maria Almeida do Nascimento – Coari/AM
  • Cleyciane Araujo Costa Escola Estadual Maria Almeida do Nascimento – Coari/AM
  • Luciane Gama Martins Escola Estadual Maria Almeida do Nascimento – Coari/AM
  • Kelen Gama Silva Escola Estadual Maria Almeida do Nascimento
  • Carolina Arruda de Faria Universidade Federal do Amazonas - Instituto de Saúde e Biotecnologia (UFAM/ISB) http://orcid.org/0000-0001-8086-1262

Palavras-chave:

Reciclagem, Reutilização, Plástico, Meio-ambiente, Decoração

Resumo

Introdução: A sociedade atual busca incessantemente soluções para facilitar sua vida corrida e a tecnologia, por sua vez, nos apresenta todos os dias uma variedade de soluções práticas que nos auxiliam, porém, podem ser altamente prejudiciais ao ambiente. As garrafas pets são produzidas a partir de politereftalato de etileno, o que as faz ser leves, resistente, flexíveis e de baixo custo, além de serem apropriadas para usos diversos. Porém, a composição que faz dela uma embalagem tão eficaz, a torna um dos poluentes mais difíceis de degradar no ambiente e, portanto, bastante agressivo, já que levam cerca de 10 décadas para se decompor. No Brasil, apenas 53% das nove bilhões de garrafas PET produzidos anualmente são reaproveitadas, sendo que o restante é descartado ao ar livre, em lagos, igarapés e mares causando grandes prejuízos à população. Objetivo: Recolher e reaproveitar garrafas pets descartadas no ambiente e utilizar esses resíduos plásticos na produção de pastilhas para revestimento. Método: foi realizada a coleta de garrafas pet descartadas na região da cidade de Coari, AM. Após serem coletadas, as garrafas pet foram higienizadas com água e sabão neutro. Inicialmente as garrafas pets foram picadas em pedaços de 3 a 4 cm e 400g de plástico de pet colocadas em uma panela de alumínio com 180ml de óleo, em seguida foram levados ao fogo durante 10 min até se transformar em uma mistura homogênea. Ao retirar o recipiente com a mistura do fogo colocou-se em forma para modelar. Aguardou-se esfriar e desenformou-se. Resultado: Obteve-se como resultado a redução e a prevenção de impactos ambientais, além de pastilhas feitas com resíduos plásticos das garrafas pets, que são resistentes, duradouras, leves e com design atrativo e podem ser utilizadas de diferentes formas na decoração de ambientes. Conclusão: Foi possível obter um produto de boa qualidade a partir de resíduo plástico e entendeu-se que toda forma de reciclagem se faz válida quando o impacto é positivo, devendo-se usar a criatividade para reciclar, incentivar a coleta seletiva e investigar novas formas de reutilização da garrafa pet, visto que, o reaproveitamento agrega uma nova valorização deste material.

Downloads

Publicado

2020-10-26

Como Citar

RODRIGUES, G. G.; DE LIMA, D. da S.; DOS SANTOS, E. F. T.; RODRIGUES, E. O.; COSTA, C. A.; MARTINS, L. G.; SILVA, K. G.; DE FARIA, C. A. PRODUÇÃO DE PASTILHAS DECORATIVAS A PARTIR DE GARRAFAS PET DESCARTADAS. Revista Ensino, Saúde e Biotecnologia da Amazônia, [S. l.], v. 2, n. esp., p. 34, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/resbam/article/view/6540. Acesso em: 26 abr. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)