PRODUÇÃO DE PAPEL A PARTIR DA MEMBRANA DA CASCA DO OVO
Palavras-chave:
Ensino, Materiais Alternativos, Sustentabilidade, Ovo, ArtesanatoResumo
Introdução: O uso de materiais didáticos proporciona benefícios, como a facilidade para fixar a aprendizagem, simplicidade na apresentação de dados, possibilidade de tornar os conteúdos mais concretos e estímulo à participação dos alunos. Nesse sentido, faz-se necessário criar meios para que os professores possam fazer a leitura e a utilização adequada destes materiais didáticos. No entanto, no Brasil, muitas escolas não apresentam estrutura e materiais adequados para esse tipo de aula. Assim, a utilização de materiais de baixo custo e até mesmo de resíduos que seriam descartados pode se tornar uma alternativa. Nesse sentido, foram utilizadas as películas da casca de ovo para a produção de papel e abordagem de conceitos de biologia, química e física. A reprodução de muitos animais é feita através da postura de ovos com casca. A fêmea elimina o ovo, que se desenvolve no exterior à custa de suas reservas nutritivas; caso dos répteis em geral, das aves e de vários invertebrados. No ovo há uma membrana interna (âmnio) formadas por fibras, principalmente de colágeno, que ajudam proteger o embrião. Essa membrana pode ser tratada quimicamente para utilização das fibras de colágeno na construção de materiais. Objetivos: Produzir papel a partir da casca do ovo em oficinas pedagógicas. Metodologia: Foram utilizadas películas de 648 ovos, que foram retiradas manualmente e perfizeram um volume total de 1 L e foram colocadas em uma solução de 500 ml de vinagre de álcool e 500 ml de água. Essa mistura ficou uma semana em temperatura ambiente. Após esse período, foi dividido em três partes e cada parte foi batida no liquidificador com velocidade máxima por aproximadamente 10 minutos, formando uma massa. A massa foi depositada sobre tecido do tipo TNT, amassada e aberta com bastão de vidro e ficou secando por uma semana. Em um segundo experimento, foi obtida a massa da mesma forma e adicionada uma colher de goma de tapioca, produzida a partir da mandioca e foi utilizado ferro de passar roupa em temperatura média para secar a massa sob TNT. Resultado: Foram obtidos papéis com texturas diferentes. O papel obtido somente de películas ficou quebradiço e o papel a que foi adicionada goma e utilização do ferro de passar roupa ficou mais maleável, parecido com papelão. Também foi produzido um pequeno potinho em que a estrutura se parecia com isopor, moldado em um pote de plástico, feito a partir da massa e uma mistura meio a meio de cola branca e água. Durante a confecção do papel, os alunos aprenderam conceitos de biologia, química e física. Conclusão: Esse papel feito com películas de casca de ovo, principalmente com a goma de tapioca tem boa maleabilidade e pode ser utilizado para atividades normais lúdicas em uma escola, bem como em oficinas de artesanato, sendo uma alternativa barata e sustentável. Desta forma, foi possível associar a teoria à prática utilizando materiais de baixo custo e que seriam descartados.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Ao submeter o manuscrito, os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito da primeira publicação do manuscrito revisado, com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 (Cc-By-Nc-Sa), que permite, sem fins lucrativos, o compartilhamento, adaptações do trabalho, seguindo a mesma política de licenciamento e com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou página pessoal), após seu aceite, antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre - Green Road ).