ATIVIDADE EXPERIMENTAL NO ENSINO DE BIOLOGIA: LISE CELULAR

Autores

  • Fabio Cano Carnielo Escola Estadual de Tempo Integral Professor Manuel Vicente Ferreira Lima Coari/AM
  • Arlesson Sales Moriz de Souza Escola Estadual de Tempo Integral Professor Manuel Vicente Ferreira Lima Coari/AM
  • Cassio Da Silva Cavalcante Escola Estadual de Tempo Integral Professor Manuel Vicente Ferreira Lima Coari/AM
  • Karleandra Alves Almeida Escola Estadual de Tempo Integral Professor Manuel Vicente Ferreira Lima Coari/AM
  • Julia Glenda Coelho Monteiro Escola Estadual de Tempo Integral Professor Manuel Vicente Ferreira Lima Coari/AM
  • Fernando Acquilla Monteiro Meruoca Escola Estadual de Tempo Integral Professor Manuel Vicente Ferreira Lima Coari/AM
  • Bianca Kynseng Barbosa Costa Universidade Federal do Amazonas - Instituto de Saúde e Biotecnologia (UFAM/ISB)
  • Patrícia Dos Santos Guimarães Universidade Federal do Amazonas - Instituto de Saúde e Biotecnologia (UFAM/ISB)
  • Michel Nasser Corrêa Lima Chamy Universidade Federal do Amazonas - Instituto de Saúde e Biotecnologia (UFAM/ISB)

Palavras-chave:

Ensino de biologia, Atividades experimentais, Coari

Resumo

Introdução: O atual momento em que vivemos exige uma reflexão sobre as estratégias usadas para o ensino de biologia, pois existem vários problemas relacionados a saúde, agricultura, nutrição, meio ambiente, entre outros que precisam ser estudados e resolvidos. Nesse contexto, o estímulo e o desenvolvimento do saber científico são necessários pois propiciam ao aluno um melhor entendimento da evolução científica, das mudanças climáticas, das transformações da natureza e da sua relação com os seres humanos. Sabendo disso, o ensino da biologia deve despertar o raciocínio científico e não meramente informativo. O ensino de ciências tem como objetivo principal a formação de alunos críticos, conscientes e embasados para compreender o comportamento da sociedade atual contribuindo assim, para um melhor aprendizado quanto ao dinamismo e funcionamento dos eventos biológicos que ocorrem no meio. Diante disso, despertar a curiosidade para o ensino de biologia é um desafio e, para isso, o desenvolvimento de atividades experimentais possibilita uma melhor compreensão de fenômenos naturais intrigantes. Nesse cenário, atividades práticas baseadas em investigações são apropriadas para ensinar conteúdos relacionados à biologia, pois permitem aos estudantes adquirirem uma compreensão mais profunda da atividade científica e, ao mesmo tempo, torna-se um método tanto para aprender ciência quando para aprender sobre ciência. Objetivo: propor uma metodologia que contribua para o ensino do conteúdo de “lise celular” na disciplina de Biologia no Ensino Médio da CETI – Emanuel Vicente Ferreira Lima. Método: a atividade foi composta por uma abordagem de ensino experimental envolvendo o uso de detergente e seu efeito na destruição da camada lipídica de células das mucosas causando a morte celular. Resultado: a observação do comportamento dos alunos aponta que existe uma motivação maior dos estudantes com as atividades experimentais. Mostrou também que o modelo de ensino utilizado comprovou que a exposição prática do conteúdo é eficaz no processo de ensino-aprendizagem da Biologia no contexto dos alunos do Ensino Médio, estimulando, assim, o senso crítico dos alunos. Além disso, tal experiência pedagógica permitiu que os educandos visualizassem a importância em diminuir a ponte que existe entre a Escola e Universidade. Conclusão: Portanto, as atividades experimentais no ensino de biologia está ligada diretamente ao desenvolvimento das habilidades e interesse dos discentes em investigações científicas assim como suas capacidades de resolver problemas, pois com isso pode-se transpor os conhecimentos aplicados no laboratório para desmistificar o conceito abstrato da biologia que é normalmente deixado durante as aulas teóricas.

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Publicado

2020-10-26

Como Citar

CARNIELO, F. C.; DE SOUZA, A. S. M.; CAVALCANTE, C. D. S.; ALMEIDA, K. A.; MONTEIRO, J. G. C.; MERUOCA, F. A. M.; COSTA, B. K. B.; GUIMARÃES, P. D. S.; CHAMY, M. N. C. L. ATIVIDADE EXPERIMENTAL NO ENSINO DE BIOLOGIA: LISE CELULAR. Revista Ensino, Saúde e Biotecnologia da Amazônia, [S. l.], v. 2, n. esp., p. 8, 2020. Disponível em: //periodicos.ufam.edu.br/index.php/resbam/article/view/6560. Acesso em: 12 dez. 2024.

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