ATIVIDADE EXPERIMENTAL NO ENSINO DE BIOLOGIA: LISE CELULAR
Palabras clave:
Ensino de biologia, Atividades experimentais, CoariResumen
Introdução: O atual momento em que vivemos exige uma reflexão sobre as estratégias usadas para o ensino de biologia, pois existem vários problemas relacionados a saúde, agricultura, nutrição, meio ambiente, entre outros que precisam ser estudados e resolvidos. Nesse contexto, o estímulo e o desenvolvimento do saber científico são necessários pois propiciam ao aluno um melhor entendimento da evolução científica, das mudanças climáticas, das transformações da natureza e da sua relação com os seres humanos. Sabendo disso, o ensino da biologia deve despertar o raciocínio científico e não meramente informativo. O ensino de ciências tem como objetivo principal a formação de alunos críticos, conscientes e embasados para compreender o comportamento da sociedade atual contribuindo assim, para um melhor aprendizado quanto ao dinamismo e funcionamento dos eventos biológicos que ocorrem no meio. Diante disso, despertar a curiosidade para o ensino de biologia é um desafio e, para isso, o desenvolvimento de atividades experimentais possibilita uma melhor compreensão de fenômenos naturais intrigantes. Nesse cenário, atividades práticas baseadas em investigações são apropriadas para ensinar conteúdos relacionados à biologia, pois permitem aos estudantes adquirirem uma compreensão mais profunda da atividade científica e, ao mesmo tempo, torna-se um método tanto para aprender ciência quando para aprender sobre ciência. Objetivo: propor uma metodologia que contribua para o ensino do conteúdo de “lise celular” na disciplina de Biologia no Ensino Médio da CETI – Emanuel Vicente Ferreira Lima. Método: a atividade foi composta por uma abordagem de ensino experimental envolvendo o uso de detergente e seu efeito na destruição da camada lipídica de células das mucosas causando a morte celular. Resultado: a observação do comportamento dos alunos aponta que existe uma motivação maior dos estudantes com as atividades experimentais. Mostrou também que o modelo de ensino utilizado comprovou que a exposição prática do conteúdo é eficaz no processo de ensino-aprendizagem da Biologia no contexto dos alunos do Ensino Médio, estimulando, assim, o senso crítico dos alunos. Além disso, tal experiência pedagógica permitiu que os educandos visualizassem a importância em diminuir a ponte que existe entre a Escola e Universidade. Conclusão: Portanto, as atividades experimentais no ensino de biologia está ligada diretamente ao desenvolvimento das habilidades e interesse dos discentes em investigações científicas assim como suas capacidades de resolver problemas, pois com isso pode-se transpor os conhecimentos aplicados no laboratório para desmistificar o conceito abstrato da biologia que é normalmente deixado durante as aulas teóricas.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Categorías
Licencia
Ao submeter o manuscrito, os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito da primeira publicação do manuscrito revisado, com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 (Cc-By-Nc-Sa), que permite, sem fins lucrativos, o compartilhamento, adaptações do trabalho, seguindo a mesma política de licenciamento e com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou página pessoal), após seu aceite, antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre - Green Road ).