A importância da prevenção do câncer de pele para agentes comunitários de saúde da zona rural: uma ação educativa
Resumo
Introdução: O Câncer de pele acontece quando as células que compõe a pele começam a crescer de forma anormal e descontrolada. A principal causa do câncer de pele está relacionada a exposição solar prolongada, pessoas que ficam em contato com o sol com muita frequência podem sofrer queimadura solar, causando alterações celulares que podem levar ao câncer. Neste sentido, a melhor forma de prevenir o câncer de pele é evitar a exposição exacerbada ao sol, adotando medidas simples de prevenção. No entanto, existem alguns profissionais que obrigatoriamente devem exercer atividades que necessitam de maior exposição solar. Entre esses profissionais, há o Agente Comunitário de Saúde, que é responsável por atuar na prevenção e promoção da saúde na comunidade em que está inserido. Dentre as suas atribuições, destaca-se o cadastro/diagnósticos; mapeamento; identificação das microáreas de risco; realização de visitas domiciliares; ações coletivas e intersetoriais. Por essa razão, a Secretaria Municipal de Saúde do município de Coari-AM, observou a necessidade de promover palestras educativas com o objetivo de conscientizar esses trabalhadores a adotarem medidas preventivas do câncer de pele. Objetivo: Relatar ações educativas sobre câncer de pele realizadas com Agentes Comunitários de Saúde da zona rural do município de Coari-AM, nos dias 26 e 27 de outubro de 2017. Metodologia: Primeiramente foi feito um planejamento das atividades que seriam realizadas por enfermeiros responsáveis pelo Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS). Esses profissionais, por morarem em comunidades rurais, precisam deslocar-se uma vez ao mês até a sede municipal para realizarem a entrega de suas produções de trabalho, essas reuniões são realizadas sempre ao final de cada mês. Neste sentindo, adotou-se a estratégia de usar o período da reunião como forma de atrair os ACS para a palestra, fazendo-os participar da ação, antes da entrega de suas produções. Resultado: Participaram das palestras 95 ACS que trabalham na zona rural, representando 150 comunidades rurais do município de Coari, sendo a maioria (54,7%) do sexo masculino e faixa etária predominante entre 31 a 50 anos (57,9%). Durante as palestras, notou-se que muitos dos trabalhadores não tinham conhecimento sobre os riscos do câncer de pele, relatando que a maioria não adotava medidas de proteção solar. Observou-se também, que muitos não tinham condições de comprar um protetor solar, porém passaram a compreender a importância de usar roupas de manga longa e chapéu, mesmo em dias quentes, para amenizar essa exposição. Conclusão: Diante do exposto, evidencia-se a importância dos gestores de saúde adotarem meios de prevenção para esses trabalhadores, uma vez que eles possuem grande fator de exposição à doença, o que poderia prejudicar no seu processo de trabalho, ocasionando consequentemente a diminuição da qualidade do trabalho e qualidade de vida desses indivíduos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter o manuscrito, os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito da primeira publicação do manuscrito revisado, com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 (Cc-By-Nc-Sa), que permite, sem fins lucrativos, o compartilhamento, adaptações do trabalho, seguindo a mesma política de licenciamento e com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou página pessoal), após seu aceite, antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre - Green Road ).