Ações educativas para a integração do paciente ao ambiente hospitalar

Autores

  • Paula Andreza Viana Lima Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Campus Coari, Coari – AM
  • Rodrigo Damasceno Costa Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Campus Coari, Coari – AM
  • Carlos Eduardo Bezerra Monteiro Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Campus Coari, Coari – AM
  • Francisca Moreira Dantas Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Campus Coari, Coari – AM
  • Jéssica Karoline Alves Portugal Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Campus Coari, Coari – AM
  • Marcelo Henrique da Silva Reis Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Campus Coari, Coari – AM
  • Juliana Oliveira Lira Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Campus Coari, Coari – AM

Resumo

INTRODUÇÃO: A integração do paciente ao ambiente hospitalar consiste em medidas que favoreçam a rápida adaptação do paciente e sua família em um espaço hospitalar. O hospital por ser um local novo, com rotinas e procedimento hospitalares, muitas vezes dificulta a adaptação do paciente, podendo influenciar diretamente na resposta ao tratamento empregado. Dessa forma o projeto “Integração do Paciente ao Ambiente Hospitalar” surgiu com a proposta de realizar ações educativas para facilitar a adaptação de acompanhantes e pacientes no período de internação. Este trabalho trata-se de um relato de experiência de discentes de enfermagem durante a execução das ações do projeto. OBJETIVO: descrever as vivências de estudantes de enfermagem em ações educativas acerca da integração do paciente ao ambiente hospitalar, em um hospital público do município de Coari- Amazonas. METODOLOGIA: As vivências ocorreram no mês julho de 2017, no Hospital Regional Dr. Odair Carlos Geraldo, localizado no município de Coari-Amazonas. Os públicos alvos foram os pacientes e acompanhantes nas unidades hospitalares de Clínica Médica e Pediátrica. As ações focavam a distribuição de panfletos, cartilhas, DVD’s educativos e a fixação de painéis informativos confeccionados pela equipe do projeto. Os materiais continham informações em linguagem de fácil compreensão relacionadas com as rotinas e procedimentos hospitalares e também assuntos que favorecem a aceitação e cooperação com a internação e o tratamento do paciente. RESULTADOS: A confecção dos materiais pelos alunos possibilitou o aumento do aprendizado a respeito do tema.  Nas atividades os discentes tiveram a oportunidade de entrar em contato com o ambiente hospitalar e com os pacientes que eram atendidos nos respectivos setores que foram selecionados para realizar a ação. Foram distribuídos pelo grupo panfletos, cartilhas e vídeos orientativos que favorecessem a rápida adaptação do paciente e sua família ao ambiente hospitalar. Os painéis informativos foram posicionados em pontos estratégicos para que o público do hospital tivesse fácil acesso.  Nas atividades foram beneficiadas cerca de 400 pessoas dentre acompanhantes e pacientes em regime de internação. A ação obteve uma boa aceitação pelo público, onde os mesmos mostraram-se acessíveis a troca de informações e entrega dos materiais.  Ao final das atividades as cópias digitais dos materiais distribuídos foram entregues a direção do hospital, para que a ação tivesse continuidade nas clínicas. CONCLUSÃO: Portanto as atividades possibilitaram levar informações através de educação em saúde ao público atendido nas clínicas médica e pediátrica de forma a contribuir com a sua adaptação ao ambiente hospitalar, onde ação pôde proporcionar aos futuros profissionais de enfermagem o entendimento sobre a importância de medidas que promovam a humanização nos serviços de saúde, na qual essas experiências só foram possíveis devido o apoio do Programa Atividade Curricular de Extensão da Universidade Federal do Amazonas, que permiti promover o estreitamento e estabelecimento de parcerias entre a prefeitura, o hospital regional e a universidade pública.

Downloads

Publicado

2019-06-27

Como Citar

LIMA, P. A. V.; COSTA, R. D.; MONTEIRO, C. E. B.; DANTAS, F. M.; PORTUGAL, J. K. A.; REIS, M. H. da S.; LIRA, J. O. Ações educativas para a integração do paciente ao ambiente hospitalar. Revista Ensino, Saúde e Biotecnologia da Amazônia, [S. l.], v. 1, n. especial, p. 1, 2019. Disponível em: //periodicos.ufam.edu.br/index.php/resbam/article/view/5674. Acesso em: 29 jan. 2023.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>