Aspectos conceituais, históricos e legais da educação para o desenvolvimento sustentável na Amazônia

Autores

  • Josenildo Santos de Souza Universidade Federal do Amazonas
  • Camilo Torres Sanches Universidade do Estado do Amazonas
  • Germán Palácio Castanheda Universidade Nacional de Colômbia (UNAL)

Resumo

A pesquisa foi uma avaliação da aplicação do Projeto Político-Pedagógico e Temas Transversais, efetivado em Parintins, tendo em vista o uso do cinema articulado ao processo de ensino e aprendizagem em sala de aula. Estudaram-se os principais contextos que permitiram articular o tema da pesquisa, destacando-se: desenvolvimento sustentável, temas transversais, cinema e educação na Amazônia.

Palavras-chave: Projeto Político-Pedagógico, Temas transversais, Educação na Amazônia.

Biografia do Autor

Josenildo Santos de Souza, Universidade Federal do Amazonas

Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Amazonas UFAM (2001), especialização em Ética pela Universidade Federal do Amazonas UFAM (2002). Professor Auxiliar I da Universidade Federal do Amazonas, no Instituto Natureza e Cultura - Benjamin Constant - Campus Alto Solimões. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia Geral. Atuando principalmente nos seguintes temas: filosofia geral, filosofia da educação, novas tecnologias da informação/ comunicação e saberes tradicionais. Atualmente coordenador dos projetos de extensao II Semana de Filosofia no Ensino Médio do Alto Solimões e Curso de capacitação sobre o uso do cinema como instrumental de articulação de temas ambientais e de pluralismo cultural no ensino fundamental do Alto Solimões. Atualmente Mestrando na Universidade Nacional de Colombia - UNAL.

Camilo Torres Sanches, Universidade do Estado do Amazonas

Possui graduação em Biologia - Universidad Nacional de Colombia (1995), mestrado em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido pela Universidade Federal do Pará (2000) e doutorado em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2005). Atualmente é professor adjunto i da Universidade Federal do Amazonas e professor da Universidade do Estado do Amazonas. Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Ecologia Política do Desenvolvimento, atuando principalmente nos seguintes temas: ecologia política del desarrollo, agrodiversidade, amazonia, assentamentos humanos e amazônia. Postdoutor pela Universidade Federal Rural de Rio de Janeiro em (2014)

Germán Palácio Castanheda, Universidade Nacional de Colômbia (UNAL)

PhD em História pela Florida International University. Professor Titular - Sede Amazônia, Universidade Nacional de Colômbia (UNAL).

Downloads

Publicado

2015-09-23

Como Citar

de Souza, J. S., Sanches, C. T., & Castanheda, G. P. (2015). Aspectos conceituais, históricos e legais da educação para o desenvolvimento sustentável na Amazônia. Revista Eletrônica Mutações, 6(11), 005–017. Recuperado de https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/relem/article/view/997

Edição

Seção

ARTIGOS/DOSSIÊ