Uma proposta de Ensino de Ciências na Amazônia por meio da epistemologia de Ludwik Fleck

Autores

  • Daniela Sulamita Almeida da Trindade Universidade Federal do Amazonas
  • Huanderson Barroso Lobo Secretaria Municipal de Educação de Manaus

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de uma análise preliminar que busca refletir a epistemologia de Ludwik Fleck (2010), articulada as concepções de museus ao longo de várias gerações, até chegar a concepção de ecomuseu, representada na organização do Ecomuseu do Seringal Vila Paraíso (ESVP). A pesquisa de cunho etnográfico e abordagem qualitativa, é complementada com observações de campo in lócus realizadas durante o ano de 2016 em uma escola municipal localizada na zona leste da cidade de Manaus-AM. Destarte, o objetivo geral analisar os estilos de pensamento empregados na organização dos museus, tomando como base a epistemologia fleckiana, tendo em vista o Ecomuseu do Seringal Vila Paraíso, como um espaço natural e cultural do contexto amazônico. Como estratégia da pesquisa, foram realizadas aulas dialogadas, produções textuais, desenhos e visita ao (ESVP), como parte das atividades realizadas junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia, da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Os resultados apontam que mesmo com o surgimento de novas concepções de museus, as antigas concepções não entram em ruptura, mas passam por uma fase de tensão. O (ESVP), dispõe de espaços e artefatos que podem ser articulados ao estudo da história da ciência e seus respectivos avanços tecnológicos, considerando as percepções dos alunos sobre a malária, como ponto de articulação com problemáticas socioambientais enfrentadas na Amazônia Legal, no passado e no presente.

Biografia do Autor

Daniela Sulamita Almeida da Trindade, Universidade Federal do Amazonas

Daniela Sulamita Almeida da Trindade. Doutoranda do Programa de Sociedade e Cultura na Amazônia-PPGSCA, da Universidade Federal do Amazonas, Amazonas, Brasil. E-mail: danielasat76@gmail.com

Huanderson Barroso Lobo, Secretaria Municipal de Educação de Manaus

Huanderson Barroso Lobo. Mestre em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia pela Universidade do Estado do Amazonas, Amazonas, Brasil. E-mail: huandersonpj@hotmail.com

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Publicado

2020-04-02

Como Citar

Sulamita Almeida da Trindade, D., & Barroso Lobo, H. (2020). Uma proposta de Ensino de Ciências na Amazônia por meio da epistemologia de Ludwik Fleck. Revista Eletrônica Mutações, 11(18), 73–85. Recuperado de https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/relem/article/view/6950