Evidências folkcomunicacionais e folkmidiáticas no boi de Rua de Parintins
Resumo
Este artigo é resultado final da pesquisa cujo objetivo geral é analisar o Boi de Rua de Parintins como um fenômeno folkcomunicacional e folkmidiático. Assume-se a perspectiva dos estudos de Luiz Beltrão, precursor dos estudos acerca da folkcomunicação, dentre outros estudiosos contemporâneos do tema como: Marques de Melo (2008); Nogueira (2008); Schmidt (2008); Trigueiro (2008) e outros. A metodologia se norteou pelos pressupostos da pesquisa etnográfica de Malinowski (1978), a técnica da história oral de Haguette (2010) e Meihy (2005) e o conceito de memória de Bosi (1994). Os procedimentos metodológicos foram realizados em quatro etapas de pesquisa. A primeira etapa consistiu no reconhecimento de elementos folkcomunicacionais, a segunda foi a realização de entrevistas semiestruturadas com as famílias tradicionais dos Bois (Assayag, Monteverde, Goés e Vieira), bem como os agentes reconhecidos como comunicadores-folk. A terceira etapa foi a descrição etnográfica dos ambientes dos bois de rua, que foi feito nos meses de maio e junho, época em que os bois saem às ruas. A partir desta fase partimos para a quarta e última etapa, que foi a análise dos registros etnográficos, fazendo a relação do passado com o presente. Deste modo pode-se inferir alguns resultados como: o Boi de Rua é um ex-voto; seus fundadores são comunicadores de folk e hoje essa manifestação já possui aspectos folkmidiáticos.Palavras-chave: folkcomunicação; folkmídia; cultura popular; agentes folkcomunicacionais.