Diversidade sexual, gênero e homofobia na escola: reflexões para a construção de uma cultura de paz

Autores

  • Marsicleide Brito dos Santos
  • Ticiana Araújo do Reis

Resumo

Este trabalho teve como objetivo principal construir uma cultura de paz na comunidade escolar através da compreensão de conceitos e da reflexão sobre atitudes perante a sexualidade, por parte dos alunos, tornando-se multiplicadores de conhecimentos e reconhecendo seu papel social como cidadãos. Além disto, visou também a oportunizar o respeito às diferenças dentro e fora da escola; à compreensão acerca da diversidade e das manifestações de comportamento humano em todos os seus aspectos: cultural, sexual, étnico, religioso e etc.; à reflexão de forma crítica e à participação nas ações da escola como protagonista no processo de construção de uma comunidade mais pacífica, fazendo com que o aluno se enxergue como agente fundamental; à apreensão dos conceitos de identidade de gênero, sexo, sexualidade e orientação sexual; e, ao autoconhecimento, elevação da autoestima e ao autorrespeito.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-06-29

Como Citar

Santos, M. B. dos, & Reis, T. A. do. (2017). Diversidade sexual, gênero e homofobia na escola: reflexões para a construção de uma cultura de paz. Revista Eletrônica Mutações, 8(14), 171–176. Recuperado de //periodicos.ufam.edu.br/index.php/relem/article/view/3585