Prorrogado o prazo para envio de artigos para o v. 17, n. 28 (2024) - DOSSIÊ: AS TECNOLOGIAS POLÍTICAS DAS SUBJETIVIDADES, AS EDUCAÇÕES E OS DIREITOS HUMANOS: o Brasil em debate
Caros leitores/as, autores/as, pesquisadores/as e demais interessados/as,
A Comissão Executiva Editorial da Revista Eletrônica Mutações (https://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/relem/index) da Universidade Federal do Amazonas - UFAM (https://ufam.edu.br/), informa que prorrogou o prazo para o envio de manuscritos para composição do v. 17, n. 28 (2024) - "DOSSIÊ: AS TECNOLOGIAS POLÍTICAS DAS SUBJETIVIDADES, AS EDUCAÇÕES E OS DIREITOS HUMANOS: o Brasil em debate"
Autoras (es) interessada(os) em submeter artigos/manuscritos para o v. 17, n. 28 (2024) - "DOSSIÊ: AS TECNOLOGIAS POLÍTICAS DAS SUBJETIVIDADES, AS EDUCAÇÕES E OS DIREITOS HUMANOS: o Brasil em debate", dispõem de mais tempo. O prazo foi prorrogado para o dia de 15 de junho de 2024.
Realizar o cadastro na plataforma da Relem: https://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/relem/user/register de acordo com as orientações da Relem. No caso de envio via sistema, inserir a informação "v. 17, n. 28 (2024) - "DOSSIÊ: AS TECNOLOGIAS POLÍTICAS DAS SUBJETIVIDADES, AS EDUCAÇÕES E OS DIREITOS HUMANOS: o Brasil em debate", em "Comentários ao Editor".
Problemas no envio/acesso à plataforma: acionar os e-mails: relemufam@gmail.com ou gladson@ufam.edu.br. Destacar "DOSSIÊ: AS TECNOLOGIAS POLÍTICAS DAS SUBJETIVIDADES, AS EDUCAÇÕES E OS DIREITOS HUMANOS: o Brasil em debate”.
1. ARTIGO CIENTÍFICO/MANUSCRITOS: MODELO A SER SEGUIDO
1.1 O título deve usar fonte Times New Roman, em corpo 12, negrito, caixa alta e baixa (só iniciais maiúsculas), usando no máximo 200 toques, cerca de duas linhas, não usar sublinhado e usar itálico só para grafias de palavras estrangeiras);
1.2 Em "Comentários ao Editor" inserir breve curriculum do autor; inserir também o(s) nome(s) completo(s) da(s) instituição(ões) a que está(ão) vinculado(a/s) o(s) autor(es), como docente, pesquisador ou aluno.
1.2 Título traduzido para o inglês.
1.3 Resumo
1.3.1 Inserir o resumo do trabalho utilizando fonte Times New Roman, em corpo 10, com espaçamento simples entre as linhas. Mínimo de 400 e máximo de 900 toques (correspondentes ao mínimo de cinco e máximo de 10 linhas), em um só parágrafo.
1.4 Palavras-chave
1.4.1 Inserir palavras-chave em sequência, na mesma linha, podendo ter um mínimo de 3 (três) e o máximo de 5 (cinco), separadas por ponto e vírgula. Usar fonte Times New Roman em corpo 12.
1.5 Abstract obedecendo às normas do Resumo .
1.5.1 Keywords obedecendo às normas das "Palavras-chave"
1.6 Corpo do trabalho
1.6.1 Inserir texto do corpo do trabalho, usando exclusivamente a fonte Times New Roman, em corpo 12, com espaçamento 1,5 entre as linhas e margens justificadas com o máximo de 15 páginas, incluindo referências bibliográficas, tabelas e ilustrações. Para destaques, usar, apenas, o corpo itálico (grifo), excluindo-se totalmente o sublinhado e palavras em caixa alta (a não ser em siglas que não formem palavras, exemplo CNPq) e, nas referências bibliográficas, nos sobrenomes dos autores. O negrito poderá ser usado, exclusivamente, para destacar os subtítulos ou divisões do trabalho, sempre no mesmo corpo 12, em caixa alta e baixa. As citações de mais de 3 linhas devem ser digitadas em corpo 11, com espaçamento simples entre as linhas e destacadas do texto por margem esquerda maior que a do parágrafo; as citações de até três linhas devem integrar o corpo do texto e ser assinaladas entre aspas, como no exemplo (VIEIRA, 2005, p. 79).
1.6.2 Inserir as notas do texto [inclusive as do título e do(s) autor(es)] em fonte (tipo) Times New Roman (não usar sublinhado e usar itálico só para grafia de palavras estrangeiras), em corpo 9 (nove), com espaçamento simples entre as linhas. As notas devem ser colocadas no pé de página, em modo de impressão (devem ficar visíveis na página). Recomenda-se, ainda, que o tamanho das imagens em bytes seja o menor possível, para evitar problemas de transmissão do trabalho via internet.
1.6.3 *A partir do semestre 2022.1, a Relem passará a aceitar submissões de artigos/manuscritos somente de doutores e/ou estudantes de doutorado e/ou de graduados e mestres desde que entre os/as autores/as e coautores/as constem ao menos 1 (um/uma) doutor/a e/ou estudante de doutorado.
1.6.4 Aceitam-se artigos/manuscritos, preferencialmente com até 3 (três) autores/as. A Comissão Executiva Editorial e os Editores-Chefes deliberarão em reunião ordinária ou extraordinária pelo aceite de artigos/manuscritos em que conste entre 4 (quatro), 5 (cinco), 6 (seis) e no máximo 7 (sete) autores/as desde que atendidas as demais etapas e critérios presentes nesta Política Editorial.
1.6.5 Caso haja problemas no envio, solicita-se entrar em contato com a revista (relemufam@gmail.com).
1.7 Referências bibliográficas
1.7.1 As referências bibliográficas devem vir em fonte Times New Roman, em corpo 11, com espaçamento simples entre as linhas. As referências bibliográficas, no fim do trabalho, devem ter os dados completos e seguir as normas da ABNT 6023 para trabalhos científicos. Cada referência deve ocupar um parágrafo e devem estar separados por dois espaços simples.
1.8 Durante a submissão, anexar declaração de revisão da norma culta da língua conforme modelo (Anexo I). A declaração deve ser emitida por profissional habilitado, que não a autoria, devidamente assinada com identificação do CPF conforme modelo disponível na página da Relem.
1.9 Durante a submissão, anexar declaração de atendimento aos parâmetros éticos dados pela Resolução do Conselho Nacional de Saúde n° 466, de 12 de dezembro de 2012 e pela Resolução nº 510, de 07 de abril de 2016 em caso de pesquisa envolvendo seres humanos. Para autores/as estranngeiros, anexar declaração de atendimento aos parâmetros éticos equivalente (Anexo II).
1.10 Exame das submissões de artigos quanto a plágio
A Rev. Eletrônica Mutações (RELEM) mantém em sua política editorial a revisão contínua, por meio de seus pareceristas e comitê editorial, das submissões de artigos quanto a plágio.
Caso identificado, o texto será removido do periódico sumariamente.
1.11 Sobre a cobrança de taxas para publicação.
A Rev. Eletrônica Mutações (RELEM), de acordo com a política editorial do periódico, não realiza cobrança de taxas para publicação.
1.12 Sobre o arquivamento
O arquivamento dos dados disponibilizados na plataforma da Relem está sob a responsabilidade dos Editores-Chefes no banco de dados do Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (ICSEZ) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), bem como o a disponibilidade em repositórios (inter)nacionais.
ANEXO I
DECLARAÇÃO
Declaro para os devidos fins que o manuscrito “Título do manuscrito” de autoria de “Nome/s do/a/s autor/as ” segue a norma culta da língua portuguesa e/ou Español.
Local/data.
_________________________________________________
Assinatura
Nome do/a Revisor/a
Revisor
Titulação
Instituição em que foi formado/a
CPF e/ou Documento de Identificação nos casos de colaboradores de outros países falantes do português e/ou espanhol/ Español
ANEXO I
DECLARACIÓN
Declaro para los debidos fines que el manuscrito “Título del manuscrito” de la autoría de “Nombre/s de las personas autoras”, cumple con la norma culta de la lengua portuguesa y/o española.
Lugar y fecha
_______________________________________
Firma
Nombre de la persona revisora
Persona revisora
Título
Institución en la que fue graduado
CPF y/o documento de identificación en los casos de personas colaboradoras de otros países hablantes del portugués y/o español.
ANEXO II
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE/ÉTICA
Eu, “.................................................................................................................”, autor/a do
manuscrito intitulado “...................................................................................................,” nos
seguintes termos:
“Declaro que o trabalho supracitado atendeu aos parâmetros éticos dados pela Resolução do
Conselho Nacional de Saúde n° 466, de 12 de dezembro de 2012 e pela Resolução nº 510, de 07
de abril de 2016, razão pela qual torno pública minha responsabilidade pelo seu conteúdo.”
Local e data
.................................................................................
Assinatura Digital
ARTIGOS/DOSSIÊ
Os números da Mutações a serem publicados terão temas específicos. A meta é divulgar textos de trabalhos inéditos. A Mutações publica papers que partem de premissas relacionadas ao campo simbólico do conhecimento e à influência do sistema capitalista na produção dos espaços rurais e urbanos. A revista tem como propósito fomentar diálogos interdisciplinares.
ARTIGOS/MANUSCRITOS - TEMA LIVRE
Nesta seção constam artigos/manuscritos sobre temáticas interdisciplinares (com ou sem interface entre disciplinas). Seção voltada para a modalidade de fluxo contínuo (Fast Track Publication) adota pela nova política editorial da Relem a partir do semestre 2022.1. Adverte-se que os trabalhos/manuscritos encaminhados para a Relem até 31 de dezembro de 2021 são analisados conforme a Política Editorial vigente até a data aludida.
Em caso de dúvidas, solicita-se entrar em contato com a revista (relemufam@gmail.com).
Durante a submissão, anexar declaração de revisão da norma culta da língua conforme modelo (Anexo I)
ANEXO I
DECLARAÇÃO
Declaro para os devidos fins que o manuscrito “Título do manuscrito” de autoria de “Nome/s do/a/s autor/as ” segue a norma culta da língua portuguesa e/ou Español.
Local/data.
_________________________________________________
Assinatura
Nome do/a Revisor/a
Revisor
Titulação
Instituição em que foi formado/a
CPF e/ou Documento de Identificação nos casos de colaboradores de outros países falantes do português e/ou espanhol/ Español
ANEXO I
DECLARACIÓN
Declaro para los debidos fines que el manuscrito “Título del manuscrito” de la autoría de “Nombre/s de las personas autoras”, cumple con la norma culta de la lengua portuguesa y/o española.
Lugar y fecha
_______________________________________
Firma
Nombre de la persona revisora
Persona revisora
Título
Institución en la que fue graduado
CPF y/o documento de identificación en los casos de personas colaboradoras de otros países hablantes del portugués y/o español.
ARTIGOS/MANUSCRITOS DE DEBATE
Artigos/Manuscritos oriundos de mesas de debate, mesas redondas, palestras, conferências, reflexões, lives e/ou quando solicitado pelos editores da Relem guardando relação com o escopo do periódico.
DOSSIÊ ANÁLISE DO DISCURSO
Artigos científicos que utilizem a Anàlise do Discurso e suas vertentes como base teórica.
ENSAIOS & REFLEXÕES
A seção abriga artigos com temáticas interdisciplinares concernentes à linha editorial da revista. Nesta seção Ensaio Acadêmico se caracteriza como uma produção textual breve que expõe ideias, conceitos, reflexões ou observações acerca de um determinado tema ou autor(es) e que é situado entre o poético e o didático, e cientifico. Consiste, também, na defesa de um ponto de vista pessoal e subjetivo sobre um tema (histórico, filosófico, político, social, cultural etc.), sem que se prenda necessariamente a formalidades metodológicas ou empíricas de caráter científico. Ao mesmo tempo em que objetiva um enfoque original, o ensaio acadêmico não se aprofunda demasiadamente no assunto. É um instrumento menos formal e mais flexível do que o artigo científico, sendo muito utilizado na academia e principalmente na área das Ciências Humanas.
O Ensaio Acadêmico se caracteriza como uma produção textual breve que expõe ideias, conceitos, reflexões ou observações acerca de um determinado tema ou autor(es) e que é situado entre o poético e o didático. Consiste, também, na defesa de um ponto de vista pessoal e subjetivo sobre um tema (histórico, filosófico, político, social, cultural etc.), sem que se prenda necessariamente a formalidades metodológicas ou empíricas de caráter científico. Ao mesmo tempo em que objetiva um enfoque original, o ensaio acadêmico não se aprofunda demasiadamente no assunto. É um instrumento menos formal e mais flexível do que o artigo científico, sendo muito utilizado na academia e principalmente na área das Ciências Humanas.
RELATOS DE EXPERIÊNCIAS
Esta seção se destina a descrição e discussão de projetos efetivamente realizados, referidos as ações desenvolvidas junto a instituições, comunidades e/ou sujeitos e que apresentem aspecto de originalidade para o campo das Ciências Humanas. Inclui a apresentação de relatos de casos, formas inovadoras de avaliação e tratamento e/ou experiências de caráter acadêmico-científico. Espaço dedicado a resumos apresentados a partir de atividades de extensão e pesquisa de professores, alunos e pesquisadores das diferentes Universidades e/ou institutos e centros de pesquisas.
REPORTAGENS
As reportagens deverão ser de relevância social, com abordagem inédita e exclusiva. O número de caracteres para o segmento é de no máximo 6 mil e no mínimo 4,5 mil caracteres (com espaço), sendo a fonte tamanho 12, tipo Times New Roman, de espaçamento 1,5. É permitido enviar até duas imagens referentes à entrevista, com resolução de 75 pixels, formato jpg, gif ou png. A reportagem deve conter chamada e personagens.
ENTREVISTA
As entrevistas deverão ter relevância social e a abordagem do tema deve ser original. O número de caracteres deverá ser de, no máximo, 10 mil e no mínimo 5 mil (com espaço), sendo a fonte tamanho 12, tipo Times New Roman, de espaçamento 1,5. É permitido enviar até duas imagens referentes à entrevista, com resolução de 75 pixels, formato jpg, gif ou png. A entrevista deve conter chamada e texto de abertura ressaltando um brevíssimo resumo bibliográfico do(a) entrevistado(a).
VISUALIDADE
A seção 'Visualidades' também deverá ser pautada pela relevância social com abordagem original do tema. O segmento abre um campo experimental para estimular o processo criativo dos(as) autores(as). Serão aceitos trabalhos tais como ensaios fotográficos, propostas de roteiro para vídeodocumentários, quadrinhos, artes plásticas digitais etc. É permitido enviar de 12 a 15 fotos, com resolução de 75 pixels, formato jpg, gif ou png. Elas devem vir acompanhadas de legenda, em fonte tamanho 12, tipo Times New Roman. O ensaio deve conter um título e um lead de abertura explicando o conteúdo da submissão.
RESENHAS
Esta seção compreende análises críticas de livros, de filmes, de periódicos recentemente publicados, dissertações e teses. A resenha apresenta o exame, a análise ou o julgamento de um trabalho já publicado, com posicionamentos de ordem técnica, científica e artística. Deve conter um desenho de estudo que seja coerente e forneça resposta à questão ou à pergunta do resenhista. Deve apresentar referência bibliográfica, esclarecer a metodologia utilizada na pesquisa ou na investigação e apresentar a discussão ou o julgamento da obra de forma técnica e imparcial. O trabalho é concluído com a apresentação dos resultados que fornecem respostas à pergunta ou à questão inicial do resenhista. As resenhas deverão ser de obras inéditas, ter relevância social com abordagem original do tema. O número de caracteres deverá ser no máximo de 6 mil e no mínimo de 4,5 mil (com espaço), fonte tamanho 12, tipo Times New Roman, de espaçamento 1,5. É permitido enviar uma imagem referente à resenha, com resolução de 75 pixels, formato jpg, gif ou png. O trabalho deve conter título e resumo, além de três palavras-chave que delimitem a área de concentração do texto.