Gestão democrática: Uma experiência de formação continuada a partir do Programa de Tutoria Educacional

Autores

  • Luciana Pereira da Costa e Silva

Resumo

O Programa de Tutoria Educacional é uma das frentes formativas da Divisão de desenvolvimento Profissional do Magistério, da Secretaria Municipal de Educação (SEMED/Manaus). Tendo como foco, a melhoria de aprendizagem dos estudantes, os formadores se deslocam até às escolas para realizar encontros formativos com professores em estágio probatório, e equipes gestoras. A partir das necessidades apontadas pelo sujeito em formação, o formador medeia o processo pautado na prática, utilizando como metodologia a reflexão/ação/reflexão. Neste trabalho, pretende-se discorrer sobre uma das vivências ocorridas em campo, cujo foco foi a gestão em sala de aula. Quanto aos aspectos relacionados à formação do sujeito este relato se assenta nos preceitos de Baptaglin (2014) Canário (1995), Ibernon (2011). Quanto aos aspectos de gestão democrática, a fundamentação teórica está pautada nos estudos de Arroyo (2004) e Rego (1996).

 

Biografia do Autor

Luciana Pereira da Costa e Silva

Mestra em Letras e Artes pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Pós-graduada pela Universidade do Espírito Santo (UNIVES). Graduada em licenciatura em Música (UEA). Professora e Formadora na Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (Semed/Manaus), junto ao Programa de Tutoria Educacional.

Downloads

Publicado

2020-04-13

Como Citar

Pereira da Costa e Silva, L. (2020). Gestão democrática: Uma experiência de formação continuada a partir do Programa de Tutoria Educacional. Revista Eletrônica Mutações, 11(18), 86–93. Recuperado de https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/relem/article/view/6955