A variação linguística no contexto escolar: o que pensam os professores sobre o modo de falar dos alunos

Autores/as

  • Lygia de Lima Souza Secretaria Municipal de Educação

Resumen

Este trabalho é um recorte da dissertação de mestrado intitulada “Diversidade Linguística no ensino do português: desafios do professor de língua materna no contexto escolar” (SOUZA, 2017), que teve como objetivo geral revelar os desafios encontrados pelo professor de Língua Portuguesa no exercício docente ao ensinar a língua materna por meio de uma abordagem Sociolinguística. A pesquisa, em seu contexto geral, foi fundamentada na Sociolinguística Variacionista (LABOV, 2008) e na Sociolinguística Educacional (BORTONI-RICARDO, 2005), e realizada por meio de uma abordagem qualitativa, delineada nos procedimentos técnicos da pesquisa documental e de campo.

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Biografía del autor/a

Lygia de Lima Souza, Secretaria Municipal de Educação

Mestre em Letras-Estudos da Linguagem pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Especialista em Língua Portuguesa e Ensino (UNINORTE). Graduação em Letras Língua Portuguesa (UNINORTE). Instrutora Educacional na Secretaria Municipal de Educação de Manaus.

Publicado

2019-04-15

Cómo citar

de Lima Souza, L. (2019). A variação linguística no contexto escolar: o que pensam os professores sobre o modo de falar dos alunos. Revista Eletrônica Mutações, 9(16), 201–209. Recuperado a partir de //periodicos.ufam.edu.br/index.php/relem/article/view/5411