Estágio na formação do pedagogo: um relato das vivencias do Estágio Supervisionado II em uma escola no Município de Parintins/Am
Resumen
Este texto trata-se de um relato de experiência das vivências do Estágio supervisionado II nos anos iniciais do Ensino Fundamental em uma escola pública no munícipio de Parintins/AM no curso de Pedagogia pelo Centro de Estudos Superiores de Parintins CESP/UEA. Neste relato está presente uma breve discursão sobre o estágio e a relação teoria e prática a partir de Pimenta (1997) e (2011); Pimenta e Lima (2004); Libâneo (2004) e Tardif (2002). A pesquisa realizada foi de cunho qualitativo e de natureza fenomenológica, valendo-se das contribuições da pesquisa participativa e em ação para a coleta de dados foi usada à técnica da observação participante. Fazendo uma consonância a partir das implicações para a formação do pedagogo, a caracterização do objeto do estágio junto de uma breve contextualização da comunidade que a escola está inserida, inteirando um recorte das possibilidades que o estágio proporciona durante este momento na vida acadêmica dos discentes do curso de pedagogia. Podemos compreender que o estágio proporciona inúmeras experiências no que tange o processo de ensino e aprendizagem encontrados nas escolas, temos a oportunidades de explicitarmos e colocarmos em evidência as reflexões que ocorrem durante a formação e somadas com as ressignificações das práticas existentes nos professores que estão atuando, é o momento das regências ou aqueles momentos que podemos como pedagogo em processo de formação, assumir uma sala de aula em toda sua complexidade e por em prática o que já construímos dentro do processo de formação. Assim, com as vivências do estágio supervisionado compreendemos este como um agente integrador, obtendo resultados positivos, se seu desenvolvimento for visto como uma atividade que traz benefícios para a aprendizagem, para a melhoria do ensino, para o estagiário e para as escolas.Palavras-Chave: Estágio. Formação. Pedagogo. Práticas Pedagógicas.