Dificuldades estruturais e trabalho: desafios de professores de educação física da rede municipal de ensino nas zonas centro oeste e leste da cidade de Manaus/AM
Resumen
A pesquisa apresenta uma análise feita para apontar as principais dificuldades estruturais enfrentadas por professores de Educação Física da Rede Municipal de Ensino nas Zonas Centro Oeste e Leste da cidade de Manaus/Am. Buscou identificar se o processo de ensino e aprendizagem é influenciado pela quantidade dos materiais didáticos pedagógicos, pela estrutura física das escolas e os equipamentos. O viés metodológico cumpriu a pesquisa de campo, com a aplicação de questionário à dezesseis professores de Educação Física das referidas zonas. A convivência em campo revelou fatores negativos e positivos que influenciam nas aulas. Percebeu-se que todas as escolas das respectivas zonas receberam recursos didáticos pedagógicos. Mas, a quantidade foi considerada baixa e/ou insuficiente aos alunos. Some-se a isso, as estruturas físicas que não dispunham de um lugar adequado para armazenar os materiais didáticos pedagógicos. Todas as escolas possuem quadra poliesportiva, o que revela um fator positivo. Apesar disso, algumas quadras apresentam ausência de cobertura e outras estão em situações deterioradas (proteção lateral arruinada e inexistente, além dos equipamentos em situações precárias). A pesquisa constata a ausência de estrutura física conveniente para a realização das aulas, causando o baixo rendimento aos alunos. Diante disso, sugere-se a elaboração de programas e projetos que possam atender tais necessidades, para contribuição no processo de ensino aprendizagem de qualidade.Palavras-Chaves: Educação Física, Materiais Didáticos Pedagógicos, Estrutura Física.