Análise Critica do Planejamento da Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério da Prefeitura de Manaus

Autores/as

  • Rosimeire de Lima Freire Universidade Federal do Amazonas - UFAM
  • Augusto César Barreto Rocha Professor Adjunto Universidade Federal do Amazonas UFAM

Resumen

 O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) monitora a qualidade da educação, fator determinante para que muitas instituições de ensino implantassem sistemas de gestão focados em resultados. Em 2014 a Secretaria Municipal de Educação (SEMED) implantou nas escolas municipais a Gestão Integrada da Escola (GIDE), a qual foi se irradiando para os demais setores da secretaria.  Em 2016, iniciou-se a implantação do sistema gerencial na Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM), responsável pela a formação continuada dos profissionais da educação da rede municipal de ensino. A metodologia adotada pela GIDE é baseada no método científico de solução de problemas PDCA, sigla em inglês para Plan, Do, Check, Act, Esse trabalho tem como objetivo analisar a fase P (Plan) do PDCA, bem como, analisar os indicadores que subsidiará o plano de ação.

 

Palavras chaves: Gestão; Indicadores; IDEB.

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Rosimeire de Lima Freire, Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Rosimeire de Lima Freire

Servidora Pública da Secretaria Municipal de Educação de Manaus

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Engenharia da Produção da Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

rosemeire_freire@hotmail.com

Augusto César Barreto Rocha, Professor Adjunto Universidade Federal do Amazonas UFAM

Professor Dr. da Universidade Federal do Amazonas UFAM

 

Publicado

2017-12-01

Cómo citar

Freire, R. de L., & Rocha, A. C. B. (2017). Análise Critica do Planejamento da Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério da Prefeitura de Manaus. Revista Eletrônica Mutações, 8(15), 0077–0090. Recuperado a partir de //periodicos.ufam.edu.br/index.php/relem/article/view/2907