Por uma teoria crítica do conhecimento:

a ciência em debate em uma sala de aula na Amazônia

Autores/as

  • Luiz Antonio Guerra Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Resumen

O presente artigo apresenta reflexões teóricas sobre a prática científica ocorrida na disciplina de Teoria do Conhecimento, ministrada em 2022 para discentes do curso de Serviço Social da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) na cidade de Parintins. O texto desenvolve-se em uma perspectiva crítica e descentrada dos espaços canônicos de produção de conhecimento, apresentando os conteúdos abordados, incluindo as principais referências bibliográficas utilizadas na disciplina ministrada. É um relato de experiência em sala de aula, com o objetivo de servir de exemplo para outros/as docentes e de referência para planejamentos pedagógicos e projetos de ensino, pesquisa ou extensão. Nesse sentido, reflito acerca dos resultados alcançados pelo curso, versando sobre os obstáculos enfrentados e sobre a construção coletiva sobre o fazer científico nas universidades brasileiras, a partir de um espaço acadêmico historicamente marginalizado na geopolítica da produção de conhecimento.

 

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Biografía del autor/a

Luiz Antonio Guerra, Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Licenciado, mestre e doutor em Sociologia. Em 2021, obteve o título de doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP) com a tese "Mestres de ontem e de hoje: uma sociologia da viola caipira", que foi reconhecida com o Prêmio CAPES de Teses 2022 e o Prêmio Sílvio Romero do Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (CNFCP-Iphan). É membro do Núcleo de Sociologia da Cultura da USP e professor da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Unidade de Parintins.

Publicado

2022-10-10 — Actualizado el 2022-10-10

Cómo citar

Guerra, L. A. (2022). Por uma teoria crítica do conhecimento:: a ciência em debate em uma sala de aula na Amazônia. Revista Eletrônica Mutações, 14(23), 39–53. Recuperado a partir de //periodicos.ufam.edu.br/index.php/relem/article/view/10992