Educação Popular e educadores Sociais:
fazendo aulas com Cartas Pedagógicas
Resumen
Este artigo apresenta reflexões teórico-práticas de como fazer aula com Cartas Pedagógicas (CP) em cursos para educadores sociais, discutindo as contribuições da Educação Popular libertadora, das metodologias da Educação Popular e de Paulo Freire na produção de conhecimento problematizador, crítico, autoral, criativo, dialógico e decolonial. O texto trata de uma experiência na docência, tomando como base de recuperação das práticas pedagógicas a Sistematização de Experiências e trabalhos com CP como instrumento metodológico, desde a experiência de pesquisas com Carlos Rodrigues Brandão. A autora é participante direta da experiência e do processo de reflexão; portanto, o artigo baseia-se em registros de memórias pedagógicas das aulas, além de revisão bibliográfica em torno da temática explorada. O trabalho com CP está pedagógica e politicamente conectado com a práxis participativa voltada à (trans)formação permanente de ser e estar educador e educando, e, também, à autotransformação, rumo à transformação social.
Referências
BARRAGÁN, Disney. & TORRES, Alfonso. La sistematización como interpretación investigativa crítica. Bogotá: El Búho, 2017.
BRANDÃO, Carlos Rodrigues e STRECK, Danilo Romeu (Org.). Pesquisa Participante: o saber da partilha. Aparecida: Idéias & Letras, 2006.
CAMINI, Isabela. Cartas pedagógicas: aprendizados que se entrecruzam e se comunicam. Porto Alegre: ESTEF, 2012.
COELHO, Edgar Pereira. Pedagogia da Correspondência: Paulo Freire e a educação por cartas e livros. Brasília: Liber Livro, 2011.
DICKMANN, Ivo. Carta de apresentação: o logos popular e a práxis acadêmica. In.: DICKMANN, Ivo; DICKMANN, Ivanio. (Org). Praxiologia das cartas pedagógicas. Chapecó: Livrologia, 2022. (Coleção Paulo Freire; 07).
DICKMANN, Ivo; DICKMANN, Ivanio. Didática Freiriana: educação para a práxis. Chapecó, SC: Dialogar, 2018.
DICKMANN, Ivanio. As dez características de uma carta pedagógica. In: PAULO, Fernanda dos Santos; DICKMANN, Ivo (Org.). Cartas pedagógicas: tópicos epistêmico-metodológicos na educação popular. 1. ed. – Chapecó: Livrologia, 2020.
FALS BORDA, Orlando. Conocimiento y poder popular. Bogotá, Siglo XXI –Punta de lanza, 1985.
FREIRE, Paulo. Cartas à Guiné-Bissau: registros de uma experiência em processo. 4. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978.
FREIRE, Paulo; BETTO, Frei. Essa escola chamada vida: depoimentos ao repórter Ricardo Kotscho. São Paulo: Ática, 1985.
FREIRE. Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
FREIRE, Paulo. Professora, sim; tia, não: cartas a quem ousa ensinar. São Paulo: Olho D’Agua, 1993.
FREIRE, Paulo. Cartas a Cristina. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1994a.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Esperança. São Paulo: Paz e Terra, 1994b.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: UNESP, 2000.
FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 26 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002.
FREITAS, Ana Lúcia Souza de. Fazer a aula com Cartas Pedagógicas: legado de Paulo Freire e experiência de reinvenção no ensino superior Rev. Docência Ens. Sup., Belo Horizonte, v. 11, e035283, 2021.
JARA, Oscar. A sistematização de experiências: prática e teoria para outros mundos possíveis [tradução de Luciana Gafrée e Sílvia Pinevro e colaboração Elza Maria Fonseca Falkembach] – 1. ed. – Brasília, DF: CONTAG, 2012.
LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 2006.
MACHADO, Carmen Lucia Bezerra; MARCELINO, Ana Lúcia; SILVEIRA, Marner Lopes da (org.). Cartas educativas: uma experienci-ação de resistências, anúncios e fazeres. Porto Alegre: Itapuy, 2010.
PAULO, Fernanda dos Santos; SPEROTTO, Neila. Trajetória do curso de formação de educadores sociais em Porto Alegre: Educação Popular e Pedagogia Freiriana. GESTÃO UNIVERSITÁRIA, v. 10, p. 1-14, 2018.
PAULO, Fernanda dos Santos. Pioneiros e pioneiras da Educação Popular freiriana e a universidade. Tese (Doutorado) — Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Programa de Pós-Graduação em Educação, São Leopoldo, RS, 2018.
PAULO, Fernanda dos Santos; DICKMANN, Ivo (organizadores). Cartas pedagógicas: tópicos epistêmico-metodológicos na educação popular. 1. ed. – Chapecó: Livrologia, 2020.
PAULO, Fernanda dos Santos; DICKMANN Ivo, (Orgs). Arqueologia nas cartas de Carlos Rodrigues Brandão: contribuições para a Educação Popular (Organizadores) – Chapecó: Livrologia, 2021.
PAULO, Fernanda dos Santos; PILETTI, Terezinha Conte. Formação Continuada de professores do Ensino Médio: Sistematização de Experiências e Cartas Pedagógicas, HUMANIDADES & TECNOLOGIA (FINOM) - ISSN: 1809-1628. vol. 35 - Nº 2 - ago. /out. 2022, p.116-131.
PAULO, Fernanda dos Santos. Educação de jovens e adultos e a educação popular: contribuições para formação docente. – Chapecó: Livrologia, 2022a.
PAULO, Fernanda dos Santos. Cartas pedagógicas como instrumento metodológico de pesquisas participativas. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 9, n. 00, p. e023019, 2022.
PAULO, Fernanda dos Santos; GAIO, Adriana. Educação popular nas cartas do educador Carlos Rodrigues Brandão: contribuições para a pedagogia latino-americana – Chapecó: Livrologia, 2021.
WALSH, Catharine. Pedagogías Decoloniales: Prácticas insurgentes de resistir, (re)existir y (re) vivir. Quito: Ediciones Abya-Ayala, 2013.
SILVA, Andrerika Vieira Lima; PAULO, Fernanda dos Santos; TESSARO, Mônica. (Org.). Educação popular e pesquisas participativas. 1.ed. – Veranópolis: Diálogo Freiriano, 2020.
SOARES, Paulo Renato Cardozo. Carta pedagógica: idiossincrasias de uma travessia. In.: MACHADO, Carmen Lucia Bezerra; MARCELINO, Ana Lúcia; SILVEIRA, Marner Lopes da (org.). Cartas educativas: uma experienci-ação de resistências, anúncios e fazeres. Porto Alegre: Itapuy, 2010.p.110- 119
TORRES, Alfonso Carrillo. Educación popular y movimientos sociales em América Latina. Buenos Aires: Editorial Biblos, 2016.
VIEIRA, Adriano Hertzog. Cartas Pedagógicas. In: STRECK, Danilo; REDIN, Euclides; ZITKOSKI, Jaime José (org.). Dicionário Paulo Freire. 4. ed. rev. e aum. Belo Horizonte: Autêntica, 2018, p. 75-76.