Educação Popular e educadores Sociais:

fazendo aulas com Cartas Pedagógicas

Autores/as

  • Fernanda dos Santos Paulo Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC

Resumen

Este artigo apresenta reflexões teórico-práticas de como fazer aula com Cartas Pedagógicas (CP) em cursos para educadores sociais, discutindo as contribuições da Educação Popular libertadora, das metodologias da Educação Popular e de Paulo Freire na produção de conhecimento problematizador, crítico, autoral, criativo, dialógico e decolonial. O texto trata de uma experiência na docência, tomando como base de recuperação das práticas pedagógicas a Sistematização de Experiências e trabalhos com CP como instrumento metodológico, desde a experiência de pesquisas com Carlos Rodrigues Brandão. A autora é participante direta da experiência e do processo de reflexão; portanto, o artigo baseia-se em registros de memórias pedagógicas das aulas, além de revisão bibliográfica em torno da temática explorada. O trabalho com CP está pedagógica e politicamente conectado com a práxis participativa voltada à (trans)formação permanente de ser e estar educador e educando, e, também, à autotransformação, rumo à transformação social.

 

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Biografía del autor/a

Fernanda dos Santos Paulo, Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC

Educadora popular. Doutora em Educação com estudos e pesquisas sobre Educação Popular.  Militante do Movimento de Educação Popular, da Associação de Educadores populares de Porto Alegre (AEPPA) e do Fórum de Educação de Jovens e Adultos do Rio Grande do Sul (FEJARS), compondo a coordenação colegiada a partir do segmento Movimentos Sociais. Atuou como professora-pesquisadora permanente dos Cursos de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC). Atualmente é docente do Curso de Pós Graduação - Paulo Freire e a Pedagogia da Libertação ( Censupeg, CEAAL e Instituto Vívere) e de cursos te extensão pelo IFRS Canoas para educadores sociais.  Participa da Rede Nacional de Pesquisadorxs em Pedagogia e da Rede “Cidades que Educam”. Membro do Fórum Estadual Popular de Educação do RS e compõem a colegiada da CONAPE/RS 2022.

Publicado

2022-10-10 — Actualizado el 2022-10-10

Cómo citar

Paulo, F. dos S. (2022). Educação Popular e educadores Sociais:: fazendo aulas com Cartas Pedagógicas. Revista Eletrônica Mutações, 14(23), 54–72. Recuperado a partir de //periodicos.ufam.edu.br/index.php/relem/article/view/10961