Educação inclusiva na escola municipal Irmã Cristine: considerações preliminares sobre um desafio a ser alcançado

Authors

  • Isaías dos Santos da Cunha Universidade do Estado do Amazonas

Abstract

Este estudo investiga a importância e o conceito da acessibilidade para educação inclusiva na Escola Municipal Irmã Cristine, um desafio a ser alcançado, pensado numa ampla abrangência que melhore o contexto da vida cotidiana do educando com retardo mental leve, baixa visão, esquizofrenia e TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade). Desenvolvido a partir de pesquisa documental e bibliográfica, aponta as implicações decorrentes da não observação desse aspecto para a inclusão desses alunos. As dificuldades encontradas no ambiente escolar, como banheiros, bibliotecas e demais locais da instituição são dificuldades relevantes e significativas para garantir a entrada e a permanência do educando em sala de aula, promover sua autonomia, criar mecanismos de independência para que o mesmo possa sentir-se inserido e aceito, o que é fundamental no processo de autoria da sua própria história acadêmica. O aporte teórico constitui nas perspectivas de Manzini (2008), KOOGAN (1995) e as diretrizes do ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente, assim como MEC, SEESP (2005).

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Author Biography

Isaías dos Santos da Cunha, Universidade do Estado do Amazonas

Graduado em Licenciatura Plena em Letras pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Especialista em Língua Portuguesa e Literatura pela Facibra/PR. Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Educação da Universidade Saint Alcuin Of York Anglican College/Chile. E-mail: isaiassantos454@gmail.com

Published

2020-04-01

How to Cite

dos Santos da Cunha, I. . (2020). Educação inclusiva na escola municipal Irmã Cristine: considerações preliminares sobre um desafio a ser alcançado. Revista Eletrônica Mutações, 11(18), 38–43. Retrieved from //periodicos.ufam.edu.br/index.php/relem/article/view/6960