Educação inclusiva na escola municipal Irmã Cristine: considerações preliminares sobre um desafio a ser alcançado
Abstract
Este estudo investiga a importância e o conceito da acessibilidade para educação inclusiva na Escola Municipal Irmã Cristine, um desafio a ser alcançado, pensado numa ampla abrangência que melhore o contexto da vida cotidiana do educando com retardo mental leve, baixa visão, esquizofrenia e TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade). Desenvolvido a partir de pesquisa documental e bibliográfica, aponta as implicações decorrentes da não observação desse aspecto para a inclusão desses alunos. As dificuldades encontradas no ambiente escolar, como banheiros, bibliotecas e demais locais da instituição são dificuldades relevantes e significativas para garantir a entrada e a permanência do educando em sala de aula, promover sua autonomia, criar mecanismos de independência para que o mesmo possa sentir-se inserido e aceito, o que é fundamental no processo de autoria da sua própria história acadêmica. O aporte teórico constitui nas perspectivas de Manzini (2008), KOOGAN (1995) e as diretrizes do ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente, assim como MEC, SEESP (2005).