Memórias Formativas de Práticas Alfabetizadoras com Professores da Secretaria Municipal de Educação de Manaus

Authors

  • Ana Michelle de Carvalho Martins Secretaria Municipal de Educação de Manaus
  • Hercilaine Virgínia Oliveira Alves Secretaria Municipal de Educação de Manaus

Abstract

A alfabetização na Secretaria Municipal de Manaus ainda é um desafio quando se trata de um rendimento satisfatório.  Para esse olhar entende-se a necessidade de aprimorar a prática dos alfabetizadores na formação continuada, por ser um espaço de troca de experiências e de aprendizado. O presente artigo tem como objetivo reelaborar processos pedagógicos de Alfabetização e Letramento com professores do bloco pedagógico a partir da reflexão da atuação docente e da socialização de práticas alfabetizadoras. O estudo resulta de memórias formativas com professores a partir do plano estratégico de formação continuada, tendo como suporte metodológico a abordagem qualitativa. O trabalho revelou que os professores alfabetizadores já desenvolvem técnicas para aprimorar o processo de alfabetização, sendo necessário compreender os níveis da escrita no estudo da psicanálise e identificar práticas de aprendizagem.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Ana Michelle de Carvalho Martins, Secretaria Municipal de Educação de Manaus

Especialista em Psicopedagogia pela Faculdade Marta Falcão-FMF. Formadora dos Anos Iniciais da DDPM/SEMED-Manaus: E-mail:  ana.carvalho@semed.manaus.am.gov.br 

Hercilaine Virgínia Oliveira Alves, Secretaria Municipal de Educação de Manaus

Especialista em Linguística pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM. Formadora dos Anos Iniciais da DDPM/SEMED-Manaus: E-mail: hercilaine.alves@semed.manaus.am.gov.br

Published

2020-04-01

How to Cite

de Carvalho Martins, A. M., & Oliveira Alves, H. V. (2020). Memórias Formativas de Práticas Alfabetizadoras com Professores da Secretaria Municipal de Educação de Manaus. Revista Eletrônica Mutações, 11(18), 59–72. Retrieved from //periodicos.ufam.edu.br/index.php/relem/article/view/6954