Uma pedagogia discursiva contra-hegemônica

Autores

  • Rodrigo Oliveira Fonseca Universidade do Estado da Bahia / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia

Resumo

Neste artigo extraímos do quadro teórico da Análise Materialista do Discurso (proposta por Michel Pêcheux e pela equipe de pesquisadores que ele reuniu) algumas questões pertinentes à prática docente e sua relação com as oposições ideológicas binárias que atravessam, organizam e estabilizam o campo dos dizeres. Das primeiras ambições em torno da constituição de uma prótese de leitura materialista, a teoria pecheutiana avançou (mas também recuou) para a ideia de provocação à leitura, abertura para outras leituras e para a compreensão de outros sentidos presentes e possíveis no interior das dissensões históricas e ideológicas. Ao final do texto, de modo consequente ao seu desenvolvimento, enumeramos três princípios do educador analista do discurso.

Biografia do Autor

Rodrigo Oliveira Fonseca, Universidade do Estado da Bahia / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia

Historiador analista do discurso, pesquisador da Fapesb na modalidade Desenvolvimento Científico Regional (DCR-CNPq), em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Estudo de Linguagens da UNEB, com projeto sobre as heranças da Conjuração Baiana de 1798 nas revoltas soteropolitanas do início do século XIX.

Downloads

Publicado

2014-02-03

Como Citar

Fonseca, R. O. (2014). Uma pedagogia discursiva contra-hegemônica. Revista Eletrônica Mutações, 5(8). Recuperado de https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/relem/article/view/598