Educação escolar indígena em escolar urbanas: realidade ou utopia?
Abstract
No Brasil, com a Constituição Federal de 1988 e com a aprovação da nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9394/96 o sistema educacional passou por uma grande reformulação no que se refere a educação escolar indígena e uma das prioridades é a formação de professores indígenas para atuarem nas escolas localizadas nas comunidades indígenas. No entanto, surge a necessidade de discutir o processo de formação de professores não indígenas para atuarem na educação escolar indígena, e analisar como estes atuam com alunos indígenas nas escolas localizadas em áreas urbanas do município de Parintins. Nesta busca, analisou-se as leis que regem a educação escolar indígena voltada para a formação do professor em sala de aula, assim como o processo de formação dos professores não indígenas e como isso contribui ou não para a aprendizagem dos alunos. A abordagem adotada foi a qualitativa com enfoque Crítico-Dialético, realizando pesquisa de campo com observação sistemática em um escola estadual do município de Parintins/AM junto a três professores não indígenas, que trabalham em turmas do 6º ano do ensino fundamental, com os quais coletou-se dados por meio de entrevista semi estruturada e observação do trabalho pedagógico. A partir da análise das políticas educacionais que regem a educação escolar indígena e dos dados coletados, percebe-se a necessidade de se considerar a realidade educacional urbana na qual os indígenas encontram-se presentes, na formulação de políticas públicas além de uma maior efetivação das mesmas para que os indígenas que estudam em escola urbana tenham formação adequada e aprendizagem de qualidade, fortalecendo assim sua cultura e não deixando de lado suas raízes.
Palavras-Chave: Educação Escolar Indígena. Formação de Professores. Aprendizagem.