Gestão escolar: do planejamento a execução e resultados em duas escolas estaduais no município de Parintins

Autores

  • Saiomy Magalhães Sakamoto
  • José Luiz Pereira da Fonseca

Resumo

O objetivo da pesquisa foi analisar os procedimentos do gestor escolar e como suas ações influenciam no sucesso ou no fracasso dos alunos de uma escola pública em Parintins, interior do Estado do Amazonas. A investigação teve início com estudo bibliográficos sobre o tema proposto, em seguida fez–se o reconhecimento do contexto da localidade onde estava situado o objeto a ser pesquisado, o entorno da escola e o aparato documental da instituição. Usamos como instrumento de coleta de dados observação indireta por meio de análise documental, a entrevista semi-estruturada e a observação participante.

 

Palavras-chave: Gestão escolar; Escola Pública; Amazônia

Biografia do Autor

Saiomy Magalhães Sakamoto

Estudante do curso de Pedagogia no Insituto de Ciências Socias, Educação e Zootecnia - Universidade Federal do Amazonas.

José Luiz Pereira da Fonseca

Graduado em Pedagogia pela Universidade Federal do Amazonas (1982) e doutorado em Educação - Universidad de Valladolid ES. (2011).Lider do Grupo de Pesquisa GEPEAM - CNPq, certificado pela Instituição, Diretor do Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia ICSEZ/UFAM Atualmente é professor da Universidade Federal do Amazonas.

Downloads

Publicado

2016-02-18

Como Citar

Sakamoto, S. M., & da Fonseca, J. L. P. (2016). Gestão escolar: do planejamento a execução e resultados em duas escolas estaduais no município de Parintins. Revista Eletrônica Mutações, 7(12), 128–140. Recuperado de https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/relem/article/view/2071