Estratégia, indústria cultural e boybands em perspectiva comparada
um estudo sobre BTS e One Direction
Abstract
A proposta do trabalho foi comparar estratégias promocionais e imagéticas de ambas as boybands, a fim de mapear convergências e divergências. Para tanto, examina-se suas trajetórias e coloca-se em perspectiva os formatos, técnicas e estratégias da indústria cultural ocidental e oriental, atravessando ainda contingências da cultura pop diante do fenômeno da cultura de bandas e fãs. Dois fenômenos que inspiram e influenciam, não só indivíduos, mas a cultura e a estrutura da sociedade mundial como um todo. Outrossim, torna-se relevante analisar não só como foi o surgimento das boybands no mundo do marketing, como também as estruturas desse processo de construção de imagem dos objetos que representam o ocidente e o oriente em um mundo transcultural globalizado. Desenvolveu-se um estudo de caso de duas das boybands mais populares dos últimos tempos, investigando sítios eletrônicos especializados para capitular sua trajetória e colocar sob perspectiva comparativa a constituição de cultura de fãs como uma comunidade de consumo, entendendo as tratativas contemporâneas da indústria cultura e do marketing como estratégias de criação de nichos mobilizados de cultura e consumo massificado e passional, diante do espectro do ídolo e do pertencimento afetivo em causas e mensagens. Dessa forma, o estudo articula o produto mercadológico e midiático das populares boybands como aglutinadores de audiência e recepção para além da fruição artística e musical, mas calcada em sentimento de pertencimento e identidade afetiva, frequentemente marcadas pelas diretrizes estratégicas de personificar nos artistas e suas marcas um fenômeno efusivo de transpor no residual da indústria cultural um componente basilar da própria existência ajuizada pela ordem do consumo.
Palavras-chave: Indústria cultural. Música. Cultura de fãs. Boyband. Cultura pop.
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