Escola bilíngue X escola comum

a construção da identidade do aluno surdo em diferentes espaços escolares

Authors

  • Valdenize Gomes de Souza SECRETARIA MUNICIPAL DE MANAUS

Abstract

A presente pesquisa tem como objetivo fazer um estudo comparativo com alunos surdos inseridos no ensino regular e em escolas bilíngues verificando como se dá a construção da identidade desses sujeitos em diferentes espaços escolares. O estudo caracteriza-se por uma pesquisa qualitativa, fundamentada em uma abordagem sócio antropológica e na pesquisa de campo, sendo esta realizada em duas escolas da rede municipal de ensino; a primeira uma escola bilíngue que funciona nas modalidades de Educação Infantil e Ensino Fundamental e a segunda uma instituição de ensino regular na modalidade de Educação de Jovens e adultos. Durante a coleta de dados, contou-se com a presença do professor intérprete de Libras e foram entrevistados 04 alunos.  Constata-se que o elemento caracterizador da identidade de qualquer indivíduo é a língua. É ela quem diz quem somos e de onde somos.

 

Palavras-chaves: Escola bilíngue/escola regular; Surdo; Identidade; Libras.

 

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Author Biography

Valdenize Gomes de Souza, SECRETARIA MUNICIPAL DE MANAUS

Graduação em Normal Superior pela Universidade do Estado do Amazonas (2005); graduação em Letras - Língua Portuguesa pela Universidade do Estado do Amazonas (2014) e graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (2010). Atualmente é professora da Prefeitura Municipal de Manaus. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil. Atuou como tutora do IAS. Formadora PNAIC - Educação Infantil. Assessora DDZ leste 2. Atualmente é professora do Ensino Fundamental 1, bloco pedagógico. 

Published

2022-10-25 — Updated on 2022-10-25

How to Cite

Gomes de Souza, V. (2022). Escola bilíngue X escola comum : a construção da identidade do aluno surdo em diferentes espaços escolares. Revista Eletrônica Mutações, 14(23), 73–88. Retrieved from //periodicos.ufam.edu.br/index.php/relem/article/view/10513