Arthur Engrácio: entre o ficcionista e o crítico, o discurso
Abstract
O estudo desenvolveu reflexões teóricas a respeito dos deslocamentos de posições-sujeitos nos textos de Arthur Engrácio, escritor amazonense vinculado ao Clube da Madrugada, até hoje considerado o mais importante movimento de renovação nas letras amazonenses. O objetivo precípuo da pesquisa foi realizar o cotejamento entre a escrita do ficcionista e a do crítico, ambas produzidas pelo mesmo autor – considerando que Arthur Engrácio foi pródigo tanto na produção ficcional (contística), quanto na crítica literária (ensaística). Exploro os pontos convergentes e divergentes entre textos dos dois modos discursivos. Foram fundamentais para o escopo teórico os seguintes conceitos: a concepção de sujeito, com base em Lacan; a construção da identidade, a partir de Stuart Hall; o conceito de posição-sujeito em Michel Pêcheux; a noção de poder nas relações de sujeito e o deslocamento de sujeito em Michel Foucault. Procuro interrogar como as condições de produção da obra de Arthur Engrácio produzem modos de significar conflitantes entre os diferentes discursos, diferentes posições subjetivas e que desencadeiam pluralidades identitárias e pluralidades de concepções da discursividade artística.
Palavras-chave: Análise de discurso, posição-sujeito, deslocamento, literatura, Arthur Engrácio.