Geo-história em extensão: Memória Patrimônio Histórico e Cultural no Acervo da Rádio Educação Rural de Tefé

Autores

  • Tenner Inauhiny de Abreu Universidade do Estado do Amazonas
  • Jubrael Mesquita da Silva Universidade do Estado do Amazonas

Resumo

O presente artigo é fruto dos resultados parciais do projeto de extensão desenvolvido entre 2018 e 2019, no âmbito da rádio Educação Rural de Tefé e no Centro de Estudos Superiores de Tefé da Universidade do Estado do Amazonas - CEST/UEA. Desdobramento de um projeto maior, em andamento desde 2013, intitulada “História: Memória, patrimônio histórico e cultural em Tefé”, um dos objetivos do projeto de extensão  visava divulgar o acervo documental existente na Rádio Educação Rural, sua potencialidade e multiplicidade, por conta da natureza do fundo. A democratização do acesso à informação de caráter pública, bem como a valorização do patrimônio histórico e cultural, tem sido uma tônica dos últimos anos no Brasil. A valorização da memória histórica e social da região do Médio Solimões, por sua natureza estratégica, vem tomando espaço nos meios acadêmicos. A Universidade do Estado do Amazonas é sensível a esta nova ordem e pela sua missão fundante de produtora e divulgadora do conhecimento junto à comunidade presta o serviço de promover ações de extensão que propaguem os resultados de pesquisa já realizados. O presente texto encontra-se dividido em duas partes. A primeira delas visa demonstrar, como nos assevera Rüsen (2001) a necessidade de uma auto-reflexão da ciência histórica em torno da produção do conhecimento, do objeto da história, bem como da relação desta ciência com seu ensino, destacada pelo autor como o processo de transposição didática. Para tal descrevemos sumariamente os conceitos centrais desenvolvidos no projeto, principalmente o de patrimônio histórico, cultural e memória. Na segunda parte buscou-se expor elementos vinculados descrição de fontes primárias coletadas no âmbito do acervo  presente na seção de documentação da Radio Educação Rural de Tefé. O artigo em tela portanto, tem natureza bibliográfica e documental.

Biografia do Autor

Tenner Inauhiny de Abreu, Universidade do Estado do Amazonas

Professor assistente da Universidade do Estado do Amazonas vinculado ao colegiado de História do Centro de Estudos Superiores de Tefé da Universidade do Estado do Amazonas – CEST/UEA.

Jubrael Mesquita da Silva, Universidade do Estado do Amazonas

Professor assistente da Universidade do Estado do Amazonas vinculado ao colegiado de História do Centro de Estudos Superiores de Tefé da Universidade do Estado do Amazonas – CEST/UEA.

Downloads

Publicado

2020-09-22

Como Citar

Inauhiny de Abreu, T., & Mesquita da Silva, J. (2020). Geo-história em extensão: Memória Patrimônio Histórico e Cultural no Acervo da Rádio Educação Rural de Tefé. Revista Eletrônica Mutações, 12(19), 15–29. Recuperado de https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/relem/article/view/7030