Memórias Formativas de Práticas Alfabetizadoras com Professores da Secretaria Municipal de Educação de Manaus

Autores

  • Ana Michelle de Carvalho Martins Secretaria Municipal de Educação de Manaus
  • Hercilaine Virgínia Oliveira Alves Secretaria Municipal de Educação de Manaus

Resumo

A alfabetização na Secretaria Municipal de Manaus ainda é um desafio quando se trata de um rendimento satisfatório.  Para esse olhar entende-se a necessidade de aprimorar a prática dos alfabetizadores na formação continuada, por ser um espaço de troca de experiências e de aprendizado. O presente artigo tem como objetivo reelaborar processos pedagógicos de Alfabetização e Letramento com professores do bloco pedagógico a partir da reflexão da atuação docente e da socialização de práticas alfabetizadoras. O estudo resulta de memórias formativas com professores a partir do plano estratégico de formação continuada, tendo como suporte metodológico a abordagem qualitativa. O trabalho revelou que os professores alfabetizadores já desenvolvem técnicas para aprimorar o processo de alfabetização, sendo necessário compreender os níveis da escrita no estudo da psicanálise e identificar práticas de aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Michelle de Carvalho Martins, Secretaria Municipal de Educação de Manaus

Especialista em Psicopedagogia pela Faculdade Marta Falcão-FMF. Formadora dos Anos Iniciais da DDPM/SEMED-Manaus: E-mail:  ana.carvalho@semed.manaus.am.gov.br 

Hercilaine Virgínia Oliveira Alves, Secretaria Municipal de Educação de Manaus

Especialista em Linguística pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM. Formadora dos Anos Iniciais da DDPM/SEMED-Manaus: E-mail: hercilaine.alves@semed.manaus.am.gov.br

Downloads

Publicado

2020-04-01

Como Citar

de Carvalho Martins, A. M., & Oliveira Alves, H. V. (2020). Memórias Formativas de Práticas Alfabetizadoras com Professores da Secretaria Municipal de Educação de Manaus. Revista Eletrônica Mutações, 11(18), 59–72. Recuperado de //periodicos.ufam.edu.br/index.php/relem/article/view/6954