Efeitos da terapia de grupo no processo de recuperação dos doentes toxicodependentes no Hospital Psiquiátrico de Infulene – Maputo
Resumen
Este artigo científico é resultado de um estudo realizado no Hospital Psiquiátrico de Infulene (HPI) na cidade Maputo, aborda sobre a toxicodependência como um problema de saúde pública que atinge contornos alarmantes em quase toda a sociedade moçambicana. Os resultados revelam que indivíduos enfrentam esta situação devido ao fácil acesso às drogas (bebidas alcoólicas, cigarros, cocaína, cannabis, etc.). De entre as principais causas da toxicodependência apontadas pelos inquiridos destacam-se o mau acompanhamento familiar na adolescência, a má influência de amigos e colegas e relações amorosas ou conjugais conflituosas. Este estudo visa aferir a importância da terapia de grupo administrada por uma equipa de especialistas multidisciplinares no processo de recuperação de toxicodependentes a receber tratamento no HPI. O estudo é de abordagem qualitativa e método de estudo de caso, analisou os efeitos da terapia de grupo na recuperação de 10 doentes toxicodependentes no HPI, divididos entre regime ambulatório e internamento.
Referências
Carmo, H. & Ferreira, M. M. Metodologia da investigação: Guia para auto-aprendizagem. Lisboa, Universidade Aberta, 1998.
Carmo, H. (Coord.). Problemas sociais contemporâneos. Lisboa, Universidade Aberta. In Amaro, F. (1986). “Crianças maltratadas negligenciadas ou praticando a mendicidade”. Lisboa, Centro de Estudos Judiciários, 2001.
Carvalho, M. I. de. Serviço Social na Saúde. Lisboa, Lidel – edições técnicas, lda, 2012.
Ferreira-Borges, C. & Filho H. C. Alcoolismo e toxicodependência: Manual técnico 2 – projecto álcool, tabaco, drogas, saúde: Uso, abusos e dependências. Lisboa, Climepsi Editores, 2004.
Instituto Superior de Serviço Social de Lisboa. Direitos Humanos e Serviço Social, Lisboa, ONU, 1999.
Levine, B. & Gallogly, V. Group therapy with alcoholics. Out patient and inpatient approaches. Califórnia, Sage, 1985.
LUÍS, C. et al.. O agir do Assistente Social em projectos de prevenção primária da toxicodependência na adolescência. (Trabalho final de curso de investigação em Serviço Social apresentada ao Instituto Superior de Serviço Social de Lisboa, edição publicada). Lisboa, ISSSL, 2006.
LVES, A., & PRECIOSO, J. Consumo de drogas em estudantes universitários: Influência dos pares e variáveis psicossociais. Revista Española de Drogodependencias, 2022. 47(2), 19-32. Disponível em: https://www.redalyc.org/journal/6952/695272675019/html/
MARQUES, A. R. V. dos S. A(s) Droga(s) e a(as) Toxicodependência(s) – representações sociais e políticas em Portugal. (Dissertação de Mestrado em Desenvolvimento e Inserção Social, apresentada a Faculdade de Economia da Universidade do Porto). Porto, 2007.
McDONALD, P. O Luto, um processo de cura: Associação para o tratamento das toxicodependências, S/L. Colares Editora, 1997.
PIMENTEL, A. M. F. Acção Social na Reinserção Social. Lisboa, Universidade Aberta, 2001.
POIARES, C. “Contribuição para uma análise histórica da droga: Revista toxicodependências”, vol. 5. S/L, S/E., 1999.
REIS, C.. A psicoeducação familiar em toxicodependentes em tratamento: Impacto na comunicação, suporte percebido e satisfação familiar. Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (ISPA), 2024. Disponível em: https://repositorio.ispa.pt/entities/publication/3bf077c2-f441-4e8f-b71b-ceb8ba582fe7
RICHARDSON, R. J. Pesquisa social - método e técnicas. 3ª Ed.. São Paulo, Atlas, 1999.
SCHUCKIT, M. A. Drug and Alcohol Abuse – A Clinical Guide to Diagnosis and Treatment. 4th Ed., New York, The Guilford Press, 1995.
SILVA, A. N. da. Terapia de grupo focada nas emoções: Uma intervenção diferenciada com pacientes alcoólicos em recuperação. Lisboa, Universidade de Lisboa, 2011.
YALOM, Y. D. & LESZCZ, M. The theory and pratice of group psychotherapy. New York, Basic Book, 2005.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Revista Eletrônica Mutações - RELEM

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.